08/03/2023 - 10:35 - Graduação
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
A Liga Feminina do Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu hoje pela manhã (8), no anfiteatro do bloco A, a palestra ‘Desafios do Mercado de Trabalho Feminino na Segurança Pública’, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, com a Tenente Coronel da Polícia Militar, Neidy Nunes Barbosa Centurião.
Ela iniciou a palestra lembrando das dificuldades financeiras que enfrentou na infância, mas também a determinação do pai que motivou a família em buscar o conhecimento para conquistar espaço no concorrido mercado de trabalho e transformar a condição de vida, de ter passado pelo concurso da PM e que há alguns anos é a primeira policial mulher a conquistar o mais alto posto da corporação. “Nós mulheres queremos ser parceiras e estar juntas na construção de um Brasil, do Estado de Mato Grosso do Sul, muito melhor para todos nós”, destacou.
A Pró-Reitora de Graduação e Extensão, professora Rúbia Renata Marques, também aproveitou para destacar um dado importante sobre o curso de Direito da Católica. “Nossa estatística de estudantes do curso de Direito da UCDB é de 54% de mulheres e 46% de homens. Hoje temos mais mulheres na carreira jurídica do que os homens”, destacou a Pró-reitora.
Para a presidente da Liga, professora Ana Cristina Medeiros Rodrigues, a data é uma ocasião muito especial, visto que em maio a Liga Feminina de Direito da UCDB vai completar um ano de existência. “Esse é o primeiro Dia Internacional das Mulheres que estamos passando enquanto Liga e poder trazer mulheres que estão em destaque em nossa sociedade, servindo de exemplo e motivação para nossas acadêmicas é muito importante para nós”, reforçou ela.
O coordenador do curso de Direito, professor Luiz André de Carvalho Macena, destaca que a data além de ser comemorada também quer lembrar da luta diária que a mulher exerce no cotidiano. “Primeiramente celebrar, mas ao mesmo tempo reforçar na cabeça dos nossos acadêmicos e da sociedade a necessidade de se atentar a luta das mulheres, além de que com a palestra poder ajudar e orientar a todos sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam não apenas no dia 8, mas nos 365 dias do ano”, ponderou.
Acadêmicos do curso, que integram a Atlética Carneirão e o Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe), aproveitaram a ocasião para realizar um brechó, com roupas doadas por professoras. “Com o valor arrecadado, entre peças de R$ 2 a R$ 80, pretendemos utilizar para a realização de trabalhos da Liga”, destacou a aluna do 7º semestre, Maria Elizabeth Lobo. A equipe da Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB foi a responsável pela apresentação cultural no início do evento.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube