Inscrições para ingresso na UCDB como Portador de Diploma já estão abertas

05/01/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Vagas remanescentes em cursos de graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) são destinadas a alunos que tenham interesse em ingressar na Instituição como Portador de Diploma. As inscrições para o processo já estão abertas, e no caso da graduação presencial, podem ser feitas até o dia 17 de janeiro. O início das aulas será no dia 2 de fevereiro de 2017.

Podem se inscrever no processo, candidatos que possuam diploma de curso superior — Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos, válidos e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A documentação exigida será analisada, e se aprovada, a matrícula dependerá da existência de vagas remanescentes no curso escolhido e pode ser realizada nos primeiros semestres. Também há possibilidade da matrícula ser feita em menor número de disciplinas, em razão de adaptação à grade curricular do curso da Católica.

Resultado da análise do processo será entregue na coordenação do curso escolhido no primeiro e no segundo dia de fevereiro de 2017, data em que a matrícula deve ser realizada. Vale lembrar que o candidato selecionado que não efetivá-la no prazo estipulado perderá a vaga.

O acadêmico que ingressar na UCDB como Portador de Diploma tem direito a descontos na mensalidade. Se a primeira graduação foi concluída na Católica, a pessoa recebe a dedução de 30%, caso o pagamento seja feito até o dia cinco de cada mês. Já ex-alunos de outras instituições de ensino superior, recebem 20% de desconto para o pagamento feito até essa mesma data. Incentivo será válido a partir da segunda parcela da semestralidade, e não é acumulativo a outros descontos e bolsas da UCDB, inclusive Financiamento Estudantil (Fies).

Inscrições para cursos presenciais

A inscrição para cursos presenciais deve ser feita pelos interessados por meio do site da UCDB, após o preenchimento do cadastro on-line, é preciso protocolar a documentação necessária na Secretaria Acadêmica — bloco Administrativo do campus Tamandaré, ou enviar via correio. Se a segunda opção for considerada, indique no envelope o nome completo do candidato e a referência do conteúdo a ser entregue: ‘Documentos para processo de Portador de Diploma de Curso Superior’. A documentação deve ser enviada para o endereço da Católica: Secretaria Acadêmica (presencial) - Av. Tamandaré, 6000 – Jardim Seminário – CEP: 79117-900 – Campo Grande/MS.

Ex-acadêmicos da UCDB devem apresentar os seguintes documentos para participar do processo de Portador de Diploma: cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do RG, cópia do título de eleitor (frente e verso), cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, duas fotos 3x4 e a cópia do diploma (frente e verso). Já os candidatos formados em outras instituições de ensino precisam apresentar além dos documentos exigidos para ex-alunos da UCDB, a seguinte documentação: histórico escolar original (constando a Portaria de reconhecimento do curso), conteúdo programático (ementas) das disciplinas cursadas e sistema de avaliação da instituição de origem. No caso do candidato que tenha estudado em mais de uma universidade para concluir a primeira graduação, é preciso apresentar a documentação desses itens de cada uma delas.

Inscrições para cursos a distância

Para os cursos de graduação a distância, a inscrição deve ser feita por meio do site da UCDB Virtual. O candidato deve apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada do diploma de graduação, cópia do RG (não são aceitos CNH, carteira de conselhos e outros), cópia do CPF, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do título de eleitor (se maior de 18 anos), cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4. Além desses, se o aluno desejar solicitar o aproveitamento das disciplinas já cursadas em outra instituição, deve apresentar também: cópia autenticada do histórico escolar com notas, carga horária e sistema de avaliação, e programas das disciplinas cursadas (com carimbo original da instituição).

A documentação deve ser enviada pelo e-mail documentos@ead.ucdb.br, por carta registrada ou Sedex. Se uma das duas últimas opções forem escolhidas, indique no envelope o nome completo do candidato e a referência do conteúdo a ser entregue: ‘Processo Seletivo UCDB Virtual’.  Os documentos devem ser enviados para o seguinte endereço:  Secretaria Acadêmica (UCDB Virtual) – Avenida Tamandaré, 6000 – Jardim Seminário - CEP: 79117-900 – Cx. 100 - Campo Grande/MS.