13/09/2018 - 7:30 - Graduação
Fonte: Michele Moraes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Com a proposta de abordar “O perfil do agrônomo atual”, nesta quarta-feira (12), o último dia do III Simpósio de Tecnologias do Agronegócio e do VI Ciclo de Palestras em Agronomia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) traz para os participantes mais quatro palestras, uma mesa-redonda e um minicurso. No anfiteatro do bloco C do campus Tamandaré, o evento começa, às 7h40, com o professor convidado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Rubens Silvestrini que irá falar a respeito da cadeia produtiva da soja.
O Ciclo de Palestras e o Simpósio tiveram início na terça-feira (11) e vieram com a intenção de proporcionar a troca de experiências entre acadêmicos, docentes e profissionais da área ao apresentar para os participantes cases de sucesso e novas tecnologias. Nos dias anteriores já foram realizadas outras seis palestras e quatro minicursos ministrados por pesquisadores da Católica e também por profissionais convidados.
Uma delas foi a engenheira agrônoma da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) Ana Cristina Ajalla. A profissional fez uma palestra na terça-feira (12) e abordou o tema “Produção de guavira e potencial de comercialização”. Ela pontuou a necessidade de estimular a formação de uma cadeia produtiva quando se fala da guavira — um fruto do Cerrado, rico em vitamina C, considerado em novembro de 2017, conforme a Lei Estadual 5.082, símbolo de Mato Grosso do Sul.
Segundo Ana Cristina, a maior parte dos frutos vem do extrativismo e, mesmo a planta crescendo na natureza sem a ajuda do homem, se faz necessário o cultivo para a preservação do conhecimento popular e cultural, da biodiversidade e também para o fortalecimento do comércio local.
“Para mim é muito importante apresentar este assunto para os acadêmicos de Agronomia porque normalmente na nossa área há muito receio com este tipo de trabalho, porque durante a graduação geralmente estudamos e trabalhamos com as plantas já domesticadas. Então é um desafio e uma grande satisfação estar aqui apresentando justamente esse assunto”, declarou Ana Cristina.
Outras informações sobre o Simpósio e a respeito do Ciclo de Palestras podem ser obtidas ao acessar a página do evento, basta clicar aqui. Interessados também podem entrar em contato por meio do número (67) 3312-3513.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)