03/10/2018 - 15:00 - Graduação
Fonte: Michele Moraes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Acadêmicos de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, nesta terça-feira (2), de uma palestra com o profissional da área Ariel da Costa Canena sobre a Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB)— um programa do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ ) que monitora os animais presentes da espécie na mata atlântica, com o intuito de preservá-los.
Durante a conversa com os acadêmicos, Ariel explicou que a anta está entre os animais que mais são vítimas de atropelamento pelas características que possui — tem cor acinzentada e locomove-se principalmente no crepúsculo o que dificulta a visibilidade do motorista. “Além desses fatores, é um bicho muito grande e robusto, ou seja, os acidentes de trânsito envolvendo a anta também coloca em risco a vida do condutor do veículo”, comentou o médico veterinário.
Por conta deste cenário, o IPÊ monitora a rodovia MS-040 e identificou o índice de atropelamento, além das espécies de animais que mais atravessam a via. “Com os dados adquiridos, nossa equipe gerou um plano de mitigação, que já foi apresentado ao Ministério Público. Nele são apresentadas as melhores maneiras de diminuir os atropelamentos — apontamos que é preciso instalar algumas cercas em trechos específicos que guiem os animais para os locais de passagem segura”, comentou Ariel.
Mais do que dividir com os acadêmicos a realização deste trabalho, Ariel mostrou como a medicina veterinária e a zootecnia são profissões importantes para o processo de conservação de espécies de animais: “Somos importantes para a promoção do conceito de One Health, na tradução literal para o português, ‘saúde única’, que é envolver os aspectos da saúde ambiental com a humana e a animal para conservar a biodiversidade”.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)