Família e a Crise da Pós-modernidade é tema da terceira Semana Teológica

17/05/2016 - 9:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Abertura da terceira Semana Teológica

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A terceira edição da Semana Teológica, promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do curso de Teologia, da UCDB Virtual, em parceria com o Instituto Teológico João Paulo II (Iteo), teve abertura nesta segunda-feira (16), com a presença do Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, coordenador do curso de Teologia, Pe. Wilson Cardoso, e o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. O evento, que também é transmitido online, é destinado aos acadêmicos e também aos agentes de pastoral familiar até a próxima sexta-feira (20).

“A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) acolhe a cada um de vocês durante essa semana. Hoje, um dos cursos que mais cresce na UCDB é o de Teologia Virtual, o que mostra que as pessoas estão interessadas. Isso é uma motivação para que a gente possa continuar divulgando este curso, essa ciência para as nossas paróquias, para as nossas pastorais. O povo de Deus tem sede do saber. O povo tem sede de Deus”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

Segundo coordenador do cursos de Teologia, Pe. Wilson Cardoso, o intuito da semana é refletir sobre a situação da família na crise da pós-modernidade. “A família enfrenta grandes bombardeios para destruí-la e o curso de Teologia sente na obrigação e dever de promover essa reflexão, sob a luz do documento do Papa Francisco ‘A Alegria do amor’”, explicou.

Dom Dimas, o palestrante da noite, trabalhou o tema ‘A Família Católica e o Sínodo das Famílias’. “É muito bom ver no centro da cultura e do saber a Teologia ocupando seu espaço, promovendo o conhecimento consciente, coerente e sistemático e dialogando com as outras áreas do saber. Que essa semana nós possamos nos apaixonar ainda mais pela família, que não é uma invenção humana, mas sim um projeto de Deus”.

O arcebispo ressaltou o amor do Papa Francisco com as famílias ao empenhar dois sínodos consecutivos sobre o tema. Ele apontou ainda que o documento não traz mudanças na doutrina da Igreja sobre o sacramento do matrimônio, mas refere-se à prática da doutrina com a ‘Alegria do Amor’, fruto do Espírito Santo.

Programação

Terça-feira (17) – das 19h às 22h30

Tema: As Novas Configurações de Família

Palestrante:  Pe. José Rafael S. Duran, especialista em Bioética e Doutor em Teologia Moral. Atualmente é docente na PUC – PR e assessor de Bioética do Regional Sul II da CNBB.

 

Quarta-feira (18) - 19h às 22h30

Tema: Ideologia de gênero e suas consequências

Palestrante: Pe. José Eduardo Silva, doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Università Della Santa Croce, Itália. Atualmente é docente no Centro Universitário Salesiano São Paulo.

 

Quinta-feira (19) - 19h às 22h30

Tema: Influência dos meios de comunicação na desconstrução do modelo tradicional de família

Palestrante: Pe. Wladimir Porreca, da Diocese de São João da Boa Vista (SP). Ele é doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Atualmente é Assessor Nacional para a Vida e a Família – CNBB.

 

Sexta-feira (20) - 19h às 22h30

Mesa-redonda

Tema: Perspectivas Pastorais à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, mediada pelo Pe. Adriano, diretor do Iteo.

A mesa-redonda contará coma presença do reitor do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, Pe. Juan Diego, do pároco do Santuário de Nossa Senhora da Abadia – CG e Assessor estadual do E.C.C., Pe. Paulo Vital, e da professora da UCDB, Dolores.