03/03/2023 - 10:10 - Graduação
Fonte: Ass. Imprensa Setescc
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB),realiza a exposição ‘Mulheres que fazem o MS’ com o intuito de manifestar o protagonismo das mulheres que fizeram ou fazem parte da história da cultura sul-mato-grossense. A iniciativa integra as realizações do mês de março reforçando o protagonismo feminino, ocupação de espaços pelas mulheres, autonomia e independência.
A exposição será inaugurada na sexta-feira (3) como parte da programação do Quintal Sesc no Shopping Campo Grande, e apresenta personagens femininas importantes para a cultura e história de Mato Grosso do Sul nas mais diversas áreas de atuação, como artes plásticas, música, educação, dança e causas sociais. Conta com ilustrações e contos lúdicos de personalidades significativas como Lídia Baís, Tia Eva, Lenilde Ramos, Conceição dos Bugres e muitas outras. Junto com o conto é disponibilizado um qr code que leva para uma áudio dramatização da história no Spotify. Pensando na inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual também há um qr code com a audiodescrição das imagens.
Os trabalhos expostos são de origem da disciplina Computação Gráfica do curso de Design da UCDB que, posteriormente, foram adaptados em áudio por acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Católica — todas as etapas sob supervisão do professor Gabriel Ferraciolli. “A exposição é importante para que toda a população possa conhecer um pouco da nossa história, do que nós fomos formados e quem contribuiu para chegarmos onde chegamos. Muitas dessas artistas, professoras, advogadas, musicistas, carregam a identidade do que chamamos ser sul-mato-grossense", relata o professor.
Aberta a todo público, a apresentação tem como público-alvo principalmente as crianças, pois apresenta materiais de caráter lúdico. Ao ler as histórias e ver as ilustrações elas podem ser inspiradas a seguirem bons exemplos de mulheres que fizeram a diferença e transformaram a história sul-mato-grossense. A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres,Cristiane Sant'Anna de Oliveira relata que a exposição é importante para formar o imaginário das crianças, principalmente meninas. “Contar essas histórias contribui para que meninas entendam que podem chegar em lugares de poder, como essas mulheres apresentadas. É importante para que elas sintam-se representadas”.
O projeto da disciplina foi inspirado no livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes (2017) das autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo, em que contam com fábulas e ilustrações de 100 mulheres extraordinárias do mundo.
Serviço
A cerimônia de abertura da exposição será nesta sexta-feira (3), às 17h, no espaço Quintal Sesc, no estacionamento do Shopping Campo Grande. Já a exposição completa ficará no corredor de expansão, localizado no piso superior do Shopping.
Entrada gratuita
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube