Evento aproxima estudantes da UCDB dos órgãos de classe da Engenharia e Agronomia

02/06/2025 - 7:26 - Graduação

Fonte: Franciely Valensuela, sob a orientação de Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebe, na quinta-feira (05/06), edição especial do “Engenharia em Movimento, Circuito Senge-MS e Universidade”, promovido pelo curso de Engenharia Civil, em parceria com o Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul (Senge-MS). O evento acontecerá das 8h às 12h30, no auditório do Bloco A, e será voltado exclusivamente para acadêmicos dos cursos de Engenharias e Agronomia.

A iniciativa tem como principal objetivo aproximar os estudantes das entidades que representam a profissão, como o Confea, Crea/Mútua e o próprio Senge-MS, possibilitando que os futuros engenheiros compreendam, desde a graduação, o funcionamento e a importância desses órgãos de classe.

Para a professora e organizadora Rocheli Carnaval Cavalcanti, essa aproximação é essencial para que os alunos deixem de enxergar essas instituições como algo distante. “Apesar de falarmos sobre o sistema Confea/Crea em disciplinas como Ética Profissional, ele ainda é algo abstrato para muitos estudantes. Quando trazemos essas entidades para dentro da universidade, o aluno se enxerga pertencente ao sistema”, explica.

O evento contará com cinco momentos formativos. A primeira palestra, das 8h às 8h30, abordará o tema “Sistema Confea/Crea/Mútua”. Em seguida, às 9h, será apresentada a contribuição do Senge-MS como promotor da valorização profissional. Às 10h, a discussão será em torno da fiscalização profissional, seguida, às 11h, por uma palestra sobre ética profissional em engenharia e agronomia. Por fim, encerrando a programação, das 12h às 12h30, será discutido o tema “Desafios e oportunidades na engenharia contemporânea”.

Rocheli destacou ainda os principais desafios enfrentados atualmente na formação dos futuros engenheiros e agrônomos. “Os alunos muitas vezes não chegam com a base necessária e desistem no meio do caminho. Já os que continuam, por vezes não enxergam o potencial profissional que a engenharia oferece”.

Outro ponto relevante, segundo ela, é a importância de conhecer os conselhos profissionais antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho. “Quando o aluno já conhece isso ainda na graduação, fica natural que, ao se formar, ele busque o credenciamento no conselho e passe a usufruir de tudo o que ele oferece”.

A parceria com o Senge-MS se deu por meio da atuação dos professores da UCDB no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Cra-MS), espaço no qual o sindicato também possui representação. O Engenharia em Movimento” se consolida como uma oportunidade de integração entre universidade e entidades de classe, promovendo o engajamento dos estudantes com a realidade da profissão que escolheram seguir.

 

Notícias


25/11/2025 - 01:38 - Cultura

Comédia O Trato representada pelo grupo Senta que o Leão é Manso estreia no próximo sábado

Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande


25/11/2025 - 11:55 - Mestrados e Doutorados

UCDB prorroga inscrições para o processo seletivo 2026A de mestrados e doutorados

Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas


04/11/2025 - 11:02 - Esporte

Programa de Bolsa do Governo Estadual beneficia nove atletas da UCDB

Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô