Estudantes de escolas públicas participaram de manhã de atividades na UCDB

29/11/2016 - 15:00 - Graduação

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Cerca de 500 crianças de 6 a 12 anos participaram de uma manhã de brincadeiras nas quadras cobertas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no sábado (26). A ação fez parte da ‘Atividade Integrada’, promovida pelo curso de Educação Física. As atividades foram desenvolvidas pelos próprios acadêmicos do 2º e 4º semestres com base no conteúdo aprendido em da sala de aula. Foram convidadas para participar as crianças que estudam em escolas públicas onde os universitários desenvolvem projetos pedagógicos.

"Este evento tem como objetivo capacitar e instrumentalizar o que é ser professor na escola e fazer com que as crianças conheçam o espaço do ensino superior, para elas terem noção de como é e terem vontade de fazer graduação”, expressou o professor Domingos Sávio da Costa, que junto com a coordenadora do curso, Fabiane de Oliveira Macedo, organizaram o evento semestral que está na 15ª edição.

A abertura do evento contou com três apresentações temáticas das turmas do 2º semestre. Uma delas foi o ‘Amanhecer e anoitecer de uma criança’, na qual os acadêmicos mostraram por meio do teatro e da dança as atividades que a criança desenvolve durante o dia, como escovar os dentes, estudar, tomar banho, entre outras. A segunda apresentação foi sobre super heróis; os alunos se caracterizaram de Homem de Ferro, Homem Aranha, Batman, Mulher Maravilha e personagens do Esquadrão Suicida, o que chamou muito a atenção das crianças. Já a última apresentação abordou o tema circo e contou com domador de leão, bailarina, palhaço e outros personagens.

Depois os acadêmicos se dividiram e cada semestre realizou atividades diferentes. Os universitários do 4º semestre jogaram minivôlei com as crianças. “É maravilhoso poder desenvolver essas atividades, pois nos ajuda a fixar o aprendizado e podemos ver se realmente entendemos a disciplina”, contou a acadêmica Cássia Drielle Souza, 18 anos. Já o 2º semestre realizou o miniatletismo e ginástica geral da disciplina de ‘Expressão Corporal’. “É excelente para nós adquirirmos experiência, é bom para aprendermos como lidar melhor com crianças, e também é muito bom para eles. Uma forma deles aprenderem, e também socializarem com outras crianças”, explicou Nocholas Diogenes, 18 anos, acadêmico do 2º semestre.

“Essa relação que os alunos têm com as crianças é de extrema importância, pois eles atendem a comunidade com atividades práticas e teóricas, levam o conhecimento para eles, de uma maneira que agregue valores de amizade, moral e respeito, valores que a UCDB valoriza”, esclareceu a professora Fabiane.