Enfermagem em Defesa do SUS é o tema abordado no 2º dia da Semana de Enfermagem

15/05/2019 - 8:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Enfermagem em defesa do Sistema Único de Saúde foi o tema debatido na mesa-redonda organizada para o segundo dia (14/05) da I Semana de Enfermagem Integrada da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS). Mediada pela professora Kely Cristina Garcia Vilena, o evento teve a presença da enfermeira Dra. Juliana Guisardi Pereira, que é professora da USP e Unicid e doutora em Saúde Coletiva, e a prefeita de Cristal (RS), Fábia Richter, que também é enfermeira de formação.

“A atuação na atenção primária pode fortalecer as diretrizes e os princípios do SUS. Através do nosso trabalho, enquanto enfermeiros e profissionais, podemos potencializar as ações do sistema de saúde. Diante das nossas possibilidades e do que temos avançado, acho que isso traz uma perspectiva boa para futuros enfermeiros de que estamos conquistando mais espaços”, destacou enfermeira Dra. Juliana Guisardi.

A enfermeira Fábia Richter destacou que dois indicadores de sua gestão ao longo de sete anos mostram resultados positivos na área de saúde. “Reduzimos em 70% o número de internações por doenças crônicas, como o diabetes e hipertensão, e também reduzimos em 45% o número de gravidez na adolescência. São dois indicadores que demonstram que, quando o município cumpre bem o seu papel na atenção primária, diminuiu o custo na média e alta complexidade, fazendo com que a gente consiga ter no pronto socorro principalmente as pessoas que realmente precisam de cuidado, trazendo mais eficácia em todo o serviço. Sou enfermeira e estou prefeita, com esse olhar cuidador, do enfermeiro que enxerga a questão da organização, seja da unidade de saúde, da UTI, ou da ala cirúrgico”, enfatiza a prefeita Fábia Rchter.

A professora Lizandra Félix Barros, coordenadora do evento, ressalta que o objetivo do evento é “fortalecer a Enfermagem no Estado, tanto no âmbito profissional, quanto no acadêmico, possibilitando a troca de experiências com especialistas renomados. No período vespertino, os participantes prestigiaram o talk show “Empreendedorismo e práticas alternativas de Enfermagem”.

Simultaneamente à mesa-redonda ocorreram as apresentações de trabalhos científicos, por meio de pôsteres com a participação de profissionais e acadêmicos de Enfermagem da UCDB e de outras instituições. Nesta quarta-feira (15), às 19h, na sede do Coren, será a premiação dos melhores trabalhos apresentados.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica