28/09/2021 - 12:08 - Graduação
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Uma publicidade que ajuda a transformar a sociedade e o mundo. Esse é o principal objetivo da empresa “2,5 Comunicação”, formada por egressos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco, que foi finalista do maior prêmio de criatividade do Brasil, a Casa de Criação. O trabalho apresentado teve origem no trabalho de conclusão de curso (TCC) dos publicitários, defendido ano passado.
Essa é a segunda vez que a UCDB emplaca finalistas na premiação, sendo a primeira em nível profissional. Em 2010, os acadêmicos da Católica levaram o prêmio, tornando-se a única do Centro-Oeste a vencer — marca ainda não alcançada por nenhuma outra instituição da região, destaca o coordenador de PP, Elton Tamiozzo.
A 2,5 Comunicação, formada pelos publicitários Felipe Galdino, Gabriel Mendes, Giovanna Zottino e Matheus Carvalho, desenvolveu a identidade visual e o planejamento de campanha para a Digna Engenharia Social, especializada em realizar pequenas reformas com preços acessíveis na periferia de Campo Grande.
“O nosso trabalho foi baseado no TCC, só que ele vem sendo construído há muito tempo. Nosso grupo sempre esteve unido, em causas muito diretas. A gente acredita que a Publicidade é uma ferramenta muito importante na construção e na modulação da sociedade. Ela pode sim, impactar socialmente. Vemos como um dever se utilizar da publicidade para mudar a sociedade. A gente queria achar maneiras de incluir os diversos públicos, então sempre pautamos as causas sociais na nossa graduação. Isso foi algo que nos uniu para construir o trabalho”, detalhou um dos integrantes, Matheus Carvalho.
Foi então que o grupo encontrou a empresa de engenharia Digna, que também tem como foco ser um negócio social. “Nossa empresa atende exclusivamente os negócios sociais, que são empresas que estão entre o 2º setor, que são as empresas privadas, e o 3º setor, que são as organizações não-governamentais. A Digna oferece reformas de cômodos em moradias de baixa renda. Então, elaboramos o TCC e, posteriormente, o nosso orientador, professor Gabriel Ferraciolli, nos estimulou a participar do Clube de Criação, justamente na categoria Periferia Criativa”, acrescentou.
Nesta nova categoria do 46º Clube de Criação são inscritos projetos (ou ideias) já realizados, feitos por pessoas ou coletivos da periferia, que tenham por objetivo principal a resolução de um problema ou benefício de uma causa. O problema ou causa devem ser relevantes para a população.
O Clube de Criação é uma entidade sem fins lucrativos fundada para valorizar e preservar a criatividade da propaganda brasileira. “Termos finalistas no Festival, que é realizado pelo Clube, é muito incrível. Novamente coloca nossos alunos entre os melhores do Brasil”, comemora Elton.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube