Congresso de Direito chega ao fim na UCDB aprovado pelos participantes

13/09/2013 - 14:00 - Graduação

Fonte: Rosana Lemes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O Congresso Científico Direito Crítico e Humanitário pela autonomia dos povos realizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o Daclobe encerrou suas atividades na noite de ontem (12) com apresentações de artigos científicos, palestras, debates e as finais do concurso de oratória e do campeonato de argumentação.

O evento teve início dia 10 e discutiu variados temas como, Responsabilidade social dos operadores do Direito com a questão indígena no MS; e os direitos fundamentais na sociedade mundial e a emergência de um novo paradigma e resolução de conflitos.

Durante as atividades fizeram parte da mesa de debates vários nomes relacionados ao judiciário, como o procurador da república Dr. Emerson Kalif Siqueira, a presidente da COPAI/OAB/MS Dra. Samia Roges Jordy Barbieri, entre outros. Professores de outras áreas também foram convidados para debater o que pode ser feito para melhorar o ensino do curso de Direito. “Tem que haver uma mediação entre o judicial e a comunicação, eu defendo isso, pois acho que a comunicação como ensino pode contribuir para o curso de Direito”, relatou Jacir Alfonso Zanatta, professor do curso de Comunicação Social.

Cerca de 40 trabalhos científicos foram apresentados por acadêmicos que se mostraram satisfeitos com o evento que trouxe para a Universidade profissionais conceituados na área jurídica. “Eu achei o Congresso bem abrangente e os alunos tiveram oportunidade de adquirir experiência com os palestrantes”, falou Nicolas Addor, acadêmico do 4° semestre de Direito e que também apresentou um trabalho cientifico com o tema: “Utilização de hipertexto digital na produção acadêmica entre o plágio e a autoria”.

O Congresso deste ano fez uma homenagem a Raymundo Faoro, autor de “Os donos do poder”, obra que aponta o período colonial brasileiro como a origem da corrupção e burocracia no País colonizado por Portugal.