CNPq desenvolve novo sistema para grupos de pesquisa

28/12/2012 - 11:00 - Graduação

Fonte: Assessoria de Imprensa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está desenvolvendo um novo sistema, mais ágil e com novas funcionalidades e conteúdo, a ser lançado no início do próximo ano, em comemoração aos 20 anos do acompanhamento censitário das atividades dos grupos de pesquisa no Brasil.

O sistema deve ser lançado durante o 10º Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - DGP, que será realizado no primeiro semestre de 2013, mas sem data e local definidos. De acordo com a entidade, com esta atividade será retomado o calendário que vigorou nos primeiros censos do Diretório: o primeiro semestre dos anos ímpares.

Segundo ofício enviado pelo Conselho a todas as Instituições, as mudanças que estão sendo implementadas são resultantes dos trabalhos de uma Comissão de Avaliação do DGP, instituída em 2010 pelo presidente do CNPq, por críticas e sugestões recebidas pelo Diretório ao longo dos últimos anos, e pela busca de soluções de problemas técnicos ou conceituais já apontados pela comunidade científica e pelo próprio Conselho.

Ainda de acordo com o ofício, a Produção CT&I do grupo, por exemplo, não será mais a soma de todas as produções dos seus participantes: o líder deverá selecionar, entre as produções dos participantes, aquelas que são específicas do grupo; o módulo de Técnicos também está sendo todo reformulado e se equiparará aos de pesquisadores e estudantes, que demandam CPF e Currículo Lattes. O sistema terá um novo módulo de Colaboradores estrangeiros (sem a exigência de CV Lattes) e guardará o histórico dos participantes, entre outras novidades.

 “É extremamente importante que os pesquisadores e estudantes iniciem, desde já, a atualização dos seus Currículos Lattes. Mais que isso, como o novo DGP exigirá o CV Lattes dos técnicos, significa que todos os participantes (só no censo de 2010 foram mais de 27 mil técnicos cadastrados) precisarão ter seus currículos no CNPq. Como na versão atual do DGP isso não é exigido, é possível que uma boa parte deles nem tenha ainda seus currículos cadastrados. Nesse ponto, é fundamental a colaboração dos Senhores Dirigentes”, disse o comunicado assinado pelo presidente do CNPq, Sr. Glaucius Oliva.