Atrações culturais marcam mais uma edição do Café Histórico na Católica

25/06/2015 - 15:00 - Graduação

Fonte: Kamilla Arguello

Alunos se apresentam no Café Histórico da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O curso de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu, na última terça-feira (23), o 5º Café Histórico. Organizado pelos acadêmicos do 5º semestre, que pesquisaram sobre as memórias, identidades e preservação cultural do Estado, a atividade foi coordenada pela professora Maria Augusta de Castilho, que ministra a disciplina História do Brasil I.

O intuito principal foi de ampliar o patrimônio cultural, envolvendo os acadêmicos de todos os semestres e promovendo o curso, contando com o apoio do Laboratório de História (Labhis). Foram apresentadas representações religiosas e culturais de Mato Grosso do Sul, entre elas a polca paraguaia, cultura terena, gaúcha, flamenca e canções com o grupo Aves Pantaneira.

“Esse evento já é considerado uma tradição. Esperamos todos os anos, é uma data de muita importância no calendário acadêmico do curso de História, pois envolve a cultura, ampliando seus costumes, culinária, língua, vestimenta e sua religião. Devemos sempre abraçar e apoiar movimentos como esse, defender nossa bandeira, o local onde moramos e a cultura que seguimos”, relatou o coordenador do curso, professor Roberto Figueiredo.

A acadêmica do 3º semestre Liliane Gonçalves comentou: “É a primeira vez que participo do Café Histórico e é tão bom ver os meus veteranos envolvidos, saber que todas as apresentações partiram de iniciativa deles. Não vejo a hora de chegar no 5º semestre e também promover essa atividade diferenciada. Aprofundar os estudos sobre nossa cultura que é tão rica, mas que infelizmente poucos valorizam. Nosso Estado é uma mistura de tudo: tem gaúcho, paraguaio, indígena, paulistas, cariocas entre outros, somos acolhedores e receptivos, sempre cabe mais um em nossa terra”.

Mais informações sobre o curso de História podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3413.