Acupuntura em Equinos é tema da palestra que abre o segundo dia da V Savet

25/09/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Vice-presidente do CRMV-MS, Mário Augusto Wanderley Xavier (no centro), foi um dos palestrantes convidados para o primeiro dia da V Savet

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Na manhã desta terça-feira (25), das 7h30 às 9h, o segundo dia da V Semana Acadêmica de Veterinária (Savet), promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), traz uma palestra sobre “Acupuntura em Equinos”. No anfiteatro do bloco C, o assunto será abordado pela médica veterinária Me. Dayane Amorim de Oliveira.

Em seguida, a médica veterinária que atua na Prefeitura Municipal de Corguinho (MS), Edmauren Ronice Zattar Amarilla, irá abordar o tema “Prefeitura em Ação: Saúde Pública nos Municípios de Mato Grosso do Sul”. Já às 10h30, será realizada uma mesa-redonda também para debater a saúde pública e no período da tarde, das 13h30 às 17h, terá um workshop sobre o mesmo tema. (Confira a programação completa, basta clicar aqui.)

Com o intuito de aproximar os acadêmicos de Medicina Veterinária com profissionais da área, permitir a troca de experiências e também trazer mais visibilidade para o curso, a Savet teve início nesta segunda-feira (24) e segue até sábado (29). Durante os seis dias de evento, serão realizadas 15 palestras, uma mesa-redonda, dois workshops e 18 minicursos, além de apresentações de trabalhos científicos por meio de banners e comunicação oral.

Abertura da V Savet

Na manhã de segunda-feira (24), o evento foi aberto com uma palestra ministrada pelo vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Mário Augusto Wanderley Xavier, que expôs a função do órgão no quesito de orientar os profissionais e também de fiscalizar o exercício da profissão.

“Acho fundamental o Conselho estar presente em um evento desta proporção. Eu vejo a importância desses encontros, principalmente para os acadêmicos, não só para trazer mais informações e novidades, mas também para permitir o contato com o mercado de trabalho por meio de profissionais da área. Isso é fundamental para a formação dos futuros médicos veterinários”, comentou Mário.

Na data, duas acadêmicas também apresentaram os trabalhos desenvolvidos baseados em estudos de dois casos atendidos no Hospital Veterinário (Hovet) da Católica. Ester Beneti abordou o tema “Atresia Anal tipo II em Cão Neonato” e Larissa da Silva dos Santos falou sobre “Atresia Coli em Bezerro Recém-Nascido”.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.