Acolhida promovida pelo curso de Ciências Biológicas integra calouros e veteranos

05/03/2018 - 10:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Professora Lucy Ratier, do ASA, conversou com acadêmicos de Biologia

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Calouros de Ciências Biológicas (licenciatura) da Universidade Católica Dom Bosco participaram, na noite de sexta-feira (2), de uma Acolhida promovida pela coordenação do curso e pelos veteranos. Na data, o corpo docente foi apresentado aos novos alunos e, além disso, eles receberam informações a respeito da UCDB e conheceram o campus Tamandaré.

“Esse tipo de atividade visa acolher quem está chegando e renovar a energia de quem já está no caminho. Queremos proporcionar um momento de integração para que eles conheçam como funciona o curso que escolheram e também estejam mais próximos um dos outros. Ao criar essa relação de companheirismo, geramos também um pertencimento aquele grupo e, com isso, vamos reforçar a identidade do curso”, comentou a coordenadora de Ciências Biológicas, Luciana Mendes Valério.

Durante o momento de interação entre calouros e veteranos, o grupo também participou de uma palestra com a professora Dra. Lucy Nunes Ratier Martins, coordenadora da área de Atenção a Saúde Acadêmica (ASA).  Acompanhada da psicóloga que também atua no ASA, Alzira dos Santos Arruda, ela trouxe reflexões sobre a vida na universidade e abordou com os alunos o tema “Perfil acadêmico”.

Professora Lucy expôs o resultado do levantamento feito em 2017 que indica as principais características dos alunos ingressantes em Ciências Biológicas no período noturno. “Percebemos que nesta sala em especial, com base no último estudo, há alunos que trabalham o dia todo e têm os estudos como o terceiro turno. Por isso, é necessário trabalhar a vitalidade do grupo que está muito ligada ao envolvimento que possuem com a graduação”, pontuou Lucy.

Como uma maneira de desenvolver essa característica, ela fez uma atividade com os alunos para que o próprio grupo identificasse formas de melhorar: “Pedi que os acadêmicos sugerissem propostas de hábitos de estudo e outros fatores que envolvem o cotidiano universitário. Com isso, tenho certeza que eles irão melhorar o desempenho e solucionar problema de aprendizagem”, esclareceu.