Acadêmicos visitam Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande

13/09/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Acadêmicos de Direito da UCDB em frente a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), visitaram na terça-feira (11) a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande. A atividade fez parte do estágio supervisionado em penal 1 e 2.

“Eles tiveram uma aula na prática de como funciona o sistema penitenciário federal. Achamos importante eles conhecerem os locais onde pessoas cumprem pena”, disse a professora do curso de Direito, Ana Cristina Medeiros Rodrigues.

“O que mais me chamou a atenção no Presídio Federal foi a tecnologia e a modernidade, que garantem uma segurança praticamente impecável. Só para ter acesso ao interior do presídio, passamos por três revistas, todas com detectores de metais e identificação documental”, destacou o acadêmico do 8º semestre, José Orlando Nantes Milan. Para a acadêmica Carolina do 8º semestre, Cantero Gusson, foi uma experiência muito boa. “Podemos relacionar a prática com a teoria do que estudamos”.  

Campo Grande recebeu (2006) a segunda unidade prisional federal, presente também em Catanduvas (PR), Porto Velho (RO) e em Mossoró (RN). Os alunos assistiram a um vídeo institucional sobre o funcionamento da penitenciária e motivo do estado de Mato Grosso do Sul ter sido escolhido – devido a localização e o índice de violência. Também conheceram as dependências do local, projetado para abrigar apenas um preso por cela, de aproximadamente 7m², com cama, mesa, banco e prateleiras, lavatório e vaso sanitário feitos de concreto, totalizando capacidade para 208 internos.

A unidade, dotada de infraestrutura e equipamentos de segurança de última geração, monitoramento 24 horas com cerca de 200 câmeras, como aparelho de raios X, de coleta de impressão digital e detectores de metais de alta sensibilidade, foi construída para abrigar criminosos de alta periculosidade, que comprometam a segurança dos presídios, possam ser vítimas de atentados ou estejam em Regime Disciplinar Diferenciado.

Dentre os presos famosos, abriga o bicheiro João Arcanjo Ribeiro e no sábado (8) recebeu Adelio Bispo de Oliveira, preso por esfaquear o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro. Também já estiveram nesta unidade os traficantes Fernandinho Beira-Mar e o colombiano Juan Carlos Abadía.