13/09/2018 - 7:00 - Graduação
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), visitaram na terça-feira (11) a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande. A atividade fez parte do estágio supervisionado em penal 1 e 2.
“Eles tiveram uma aula na prática de como funciona o sistema penitenciário federal. Achamos importante eles conhecerem os locais onde pessoas cumprem pena”, disse a professora do curso de Direito, Ana Cristina Medeiros Rodrigues.
“O que mais me chamou a atenção no Presídio Federal foi a tecnologia e a modernidade, que garantem uma segurança praticamente impecável. Só para ter acesso ao interior do presídio, passamos por três revistas, todas com detectores de metais e identificação documental”, destacou o acadêmico do 8º semestre, José Orlando Nantes Milan. Para a acadêmica Carolina do 8º semestre, Cantero Gusson, foi uma experiência muito boa. “Podemos relacionar a prática com a teoria do que estudamos”.
Campo Grande recebeu (2006) a segunda unidade prisional federal, presente também em Catanduvas (PR), Porto Velho (RO) e em Mossoró (RN). Os alunos assistiram a um vídeo institucional sobre o funcionamento da penitenciária e motivo do estado de Mato Grosso do Sul ter sido escolhido – devido a localização e o índice de violência. Também conheceram as dependências do local, projetado para abrigar apenas um preso por cela, de aproximadamente 7m², com cama, mesa, banco e prateleiras, lavatório e vaso sanitário feitos de concreto, totalizando capacidade para 208 internos.
A unidade, dotada de infraestrutura e equipamentos de segurança de última geração, monitoramento 24 horas com cerca de 200 câmeras, como aparelho de raios X, de coleta de impressão digital e detectores de metais de alta sensibilidade, foi construída para abrigar criminosos de alta periculosidade, que comprometam a segurança dos presídios, possam ser vítimas de atentados ou estejam em Regime Disciplinar Diferenciado.
Dentre os presos famosos, abriga o bicheiro João Arcanjo Ribeiro e no sábado (8) recebeu Adelio Bispo de Oliveira, preso por esfaquear o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro. Também já estiveram nesta unidade os traficantes Fernandinho Beira-Mar e o colombiano Juan Carlos Abadía.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)