26/11/2013 - 8:00 - Graduação
Fonte: Larissa Rachel
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, acadêmicos e professores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizaram de 19 a 22 deste mês, a Semana da Consciência Negra na escola estadual Antônio Delfino.
A escola é situada dentro da comunidade quilombola São Benedito, fundado pela líder Tia Eva. Durante o evento, diversas atividades foram realizadas como: Quinteto da Banda do Corpo de Bombeiros, intervenções artísticas, capoeira, flash mob com desfile, exposição de trabalhos como bonecos de PET com estampas típicas, dobraduras de animais da África.
Segundo o acadêmico de História e participante do PIBID, Alessandro Carvalho, o evento teve como objetivo fazer com que os alunos vivenciem sua própria identidade. “Momentos vivenciados por essas atividades lúdicas visa a fazer com que os alunos conheçam a riqueza da influência africana, uma das protagonistas no contexto sociocultural brasileiro. Muito mais que ‘folclorizar’ o dia 20 de novembro, a data é relembrada no sentido de construção da formação histórica de nosso país. Pensar a partir dessa ótica é refletir em novas práticas para que os alunos sejam cidadãos que respeitem o outro dentro de sua singularidade, almejando assim, a desconstrução do imaginário racista”, afirmou o acadêmico.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro — dia da morte de Zumbi dos Palmares (o último líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial), em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral.
Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work