Acadêmicos do curso de Filosofia da UCDB participam de aula inaugural

19/02/2019 - 9:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Padre Ricardo Carlos (Reitor), Padre Gildásio Mendes dos Santos (Chanceller) e Professor Vitor Hugo de Oliveira Marques (Coordenador do curso de Filosofia)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A aula inaugural do curso de Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi realizada na segunda-feira (18), com o tema A Fenomenologia de Michel Henry, ministrada por Pe. André Márcio Nogueira de Souza. O evento ocorreu no auditório da Biblioteca.

“O curso de Filosofia se confunde com a história, com o núcleo, com a gênese dessa Universidade. É um dos cursos mais antigos, juntamente com o curso de Letras. É o curso carro-chefe, devido à história, ao compromisso e, principalmente, à formação de gerações. Nós queremos com o novo projeto pedagógico institucional, acima de tudo, possa formar pessoas e vocês, na condição de estudantes de Filosofia, sabem da importância que isso tem”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

O Chanceller da UCDB, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, falou sobre a importância da formação. “O futuro padre precisa estar muito bem preparado. É o momento de preparação do conhecimento, capacidade de refletir, de pensar e de interpretar. Nós precisamos ser diferenciados, mais do que outros lugares. A igreja católica, em mais de dois mil anos de história, desde que começou a evangelização, é perita em humanidade. A igreja é educadora. Tem excelência de humanidade, tem excelência na formação humana”.

O coordenador do curso de Filosofia da UCDB, Victor Hugo de Oliveira Marques, ressaltou: “O curso procura dentro das normas institucionais aquilo que sempre discutimos como os diálogos e a diversidade, tônicas tão salesianas e filosóficas”. 

A Fenomenologia de Michel Henry, tema da palestra ministrada pelo professor Padre André Márcio Nogueira de Souza, começou interrogando o que é a vida?, trazendo como resposta “Eu sou aquilo que vivo”.