Acadêmicos de Design desenvolvem jogos educativos voltados para alunos do ensino fundamental

13/12/2016 - 13:00 - Graduação

Fonte: Ariane Nogueira e Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 6º semestre do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) tiveram a missão de desenvolver jogos lúdico-educativos voltados para alunos do ensino fundamental durante seis meses e o resultado final desse trabalho foi apresentado este mês no Joga Burguer — restaurante e casa de jogos de tabuleiro de Campo Grande.

Projeto foi colocado em prática para que as crianças possam aprender lições de matemática, ciências sociais, geografia, alimentação e folclore brasileiro por meio da diversão. O desafio de elaborar os jogos foi lançado pelo professor Gabriel Ferraciolli com o intuito de desenvolver ações que ultrapassem os muros da universidade e possam ajudar a sociedade de alguma forma.

No caso do desenvolvimento dos jogos, Gabriel explicou que vai ser possível tornar o estudo mais atrativo para os alunos: “O objetivo principal é tornar divertido alguns conteúdos que são vistos como chatos ou cansativos por parte dos jovens. Além disso, os jogos como recurso de aprendizagem promovem vários estímulos de raciocínio e interação entre os jogadores, algo que  fortalece o intelecto”.

Foi trabalho dos acadêmicos desenvolver todos os componentes do jogo, desde o layout, os cards, a embalagem e a impressão dos materiais, até a estratégia na hora de jogar. O grupo se preocupou em tornar o jogo compreensível aos alunos de forma com que ele também estimulasse a interação e participação de cada um. 

Durante a apresentação dos jogos desenvolvidos no dia 5 de dezembro, no Joga Burguer, os trabalhos foram avaliados não só pelo professor, mas também por técnicos especialistas em jogos, como o próprio dono do local. Eles analisaram a jogabilidade e a eficácia do jogo na parte lúdica, mecânica e interativa. Professor Gabriel contou que ficou muito orgulhoso do grupo, pois as avaliações foram muito positivas: “Foi muito gratificante ver o pessoal elogiando e falando da viabilidade de implantar os jogos dentro de instituições de ensino. Inclusive, o dono do Joga Burguer, orientou os alunos a procurarem empresas ou industrias para que o material produzido possa ser introduzido no mercado”.