17/02/2020 - 7:00 - Graduação
Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, na última semana, de um curso de Taxidermia ministrado pela Polícia Militar Ambiental (PMA). A técnica, ensinada para os alunos pelo subtenente Cleiton Lima, trata-se de um método para evitar a decomposição de animais mortos e conservá-los intactos, preservando as características de cada espécie de modo que elas possam ser expostas para o público em espaços como um museu.
Durante o curso, realizado entre os dias 10 e 14 deste mês, além de ensinar o método em si, Cleiton também esclareceu aos acadêmicos de que maneira a taxidermia é utilizada pela PMA. “Fazemos o procedimento em animais que foram atropelados ou que morreram no próprio Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Cada espécime taxidermizado é usado como uma maneira de conscientizar a população em relação a importância de não caçar e preservar o meio ambiente, por meio do projeto Florestinha”, pontuou o ministrante.
A capacitação foi organizada pelo coordenador do curso de Ciências Biológicas, Ricardo Martins. Segundo o docente este tipo de conhecimento é importante para a formação acadêmica: “É uma oportunidade de eles verem de perto a anatomia animal, tanto óssea quanto de musculatura. Além disso, os alunos conseguem compreender a relevância desse trabalho para fomentar o cuidado com o meio ambiente e conscientizar as pessoas em relação ao impacto provocado no ecossistema quando não há mais determinadas espécies na natureza”, pontuou Ricardo.
Para obter mais informações sobre o curso de Ciências Biológicas da UCDB entre em contato por meio do número (67) 3312-3468.
Provas serão feitas na próxima semana
Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo
Evento termina no próximo sábado (9)