Acadêmico surdo desenvolve TCC sobre a inclusão dos alunos nas aulas de educação física nas escolas regulares

28/11/2016 - 15:00 - Graduação

Fonte: Gabrielly Gonzalez

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O aluno de Educação Física Leonardo Leindecker de Freitas, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), apresentou na noite de quinta-feira (24) seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema ‘A inclusão do aluno surdo nas aulas de Educação Física em escola regular’. 

Leonardo é surdo recebeu uma orientação diferente durante o desenvolvimento do trabalho, segundo a professora Nayara Cesário que o ajudou no processo. A profissional explicou que geralmente alunos surdos têm mais dificuldade com a leitura e a escrita e por isso precisam de suporte. “Eles escrevem de forma diferente. Pelas ações serem demonstradas por sinais, na linguagem deles os verbos não são conjugados como na escrita, então na hora de colocar no papel geralmente aparecem no infinitivo. Eu o ajudei com o processo, mas achei interessante que essa característica fosse preservada no artigo”. 

Além do auxílio da orientadora, Leonardo também contou com a ajuda de uma intérprete de Libras que o acompanhou durante as aulas. “Ele está no lugar certo, temos uma ótima estrutura e profissionais preparados para atendê-lo. Todos buscaram as melhores formas para que ele tivesse uma boa formação”, completou Nayara. 

O tema abordado pelo acadêmico foi a inclusão do aluno surdo nas aulas de Educação Física nas escolas. A escolha foi feita com base na experiência que ele viveu na infância. Leonardo contou que durante o ensino fundamental e médio, viveu a angústia de não poder participar das referidas aulas. “Os professores faziam muitas danças, falavam muito e eu ficava no banco, já que naquela época não havia nenhuma lei que amparava intérprete em sala de aula”, explicou. 

Durante a elaboração do trabalho, o acadêmico investigou se essa inclusão é feita atualmente e de que forma. Concluiu que hoje as crianças surdas têm mais facilidades e mais espaço para participar das aulas, além disso os outros alunos não demonstram nenhum tipo de preconceito. “Muito pelo contrário, os outros alunos se comunicam muito com os estudantes surdos e isso me deixou bem feliz”, comemorou Leonardo. 

Os pais do aluno também estiveram presentes na apresentação do trabalho, mas não conseguiram se expressar pela tamanha emoção de ver o filho concluindo a graduação. A banca examinadora foi composta pelas professoras Nayara Cesário (orientadora), Fabiane Macedo e Vera Lícia Baruki. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3464.