05/11/2025 - 11:15 - Graduação
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Determinação, fé e amor pelo esporte marcam a trajetória de Gabriel Henrique Varela de Lima, acadêmico do 6º semestre do curso de Educação Física (Bacharelado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que brilhou na Paralimpíada Universitária 2025. Ele conquistou ouro nos 200 metros nado livre e prata nos 50 metros nado livre, ambos na categoria S4, durante a etapa nacional do torneio, realizada entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
“Esse resultado representa muita coisa para mim, porque é a principal competição universitária paralímpica do País. É uma honra muito grande representar a UCDB”, destacou Gabriel.
A jornada até o topo do pódio começou de forma inesperada. Em 2019, Gabriel iniciou a natação por motivos de saúde. “Eu não sabia nadar e tive de aprender do zero. Treinei em 2019, depois veio a pandemia, mas em 2021 comecei a competir. É um trabalho de muita luta. Treino cerca de três horas todos os dias. Hoje tenho cerca de 60 medalhas. Comecei por saúde, mas me apaixonei pelo esporte”, contou.
Nascido prematuro e diagnosticado com paralisia cerebral, Gabriel enfrentou uma série de desafios: longos períodos de internação, cirurgias e fisioterapia diária. Aprendeu a andar aos sete anos com o auxílio de um andador e, hoje, caminha pequenos trechos com o apoio de muletas, mas nada o impede de cruzar as piscinas de ponta a ponta.
A etapa nacional das Paralimpíadas Universitárias de 2025 contou com a participação de aproximadamente 260 atletas, vindos de 17 estados brasileiros e o Distrito Federal nas modalidades de atletismo, natação e bocha.
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô