Acadêmico da UCDB vence prêmio de jornalismo do TJMS na categoria universitário

28/11/2018 - 9:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Matéria também ganhou destaque no site da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

João Victor Ramos Estadulho, acadêmico do 6º semestre de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), conquistou o 1º lugar da categoria universitário no Prêmio de Jornalismo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), com a matéria 'Na hora de revirar os olhos você aguentou' — que aborda casos de gestantes vítimas de insultos feitos por obstetras e enfermeiros antes e durante o parto.

Ele conta que ouviu sobre o tema após uma amiga compartilhar uma publicação alertando que a violência obstétrica e que a mesma estava sendo combatida por uma lei em Santa Catarina. Na imagem estavam os dizeres "na hora de dar não doeu" e "ano que vem está aqui de novo" chamaram atenção do estudante de Jornalismo.

“Eu nem sabia que violência obstétrica existia e pensei: como alguém pode falar isso pra uma mulher que está dando à luz? É desumano e cruel demais. Foi ali que eu descobri que esse tipo de humilhação acontecia. Consegui até uma doula como testemunha”, revelou o acadêmico.

João Victor levou o assunto para a redação da emissora de rádio em que trabalhava e a pauta foi aceita e também publicada no jornal impresso da UCDB, o Em Foco. “Conversei sobre o assunto com várias mulheres que já haviam engravidado e 100% delas já tinham sofrido violência obstétrica. Elas contaram, constrangidas, mas percebi que enxergavam com normalidade a situação. Notei que é um comportamento institucionalizado, comum e aceito pelas mesmas de uma forma geral. Foi aí que eu decidi fazer a reportagem, em que mulheres contam as agressões que sofreram antes e na hora do parto”.

“O Governo de Mato Grosso do Sul sancionou uma lei de combate à violência obstétrica para proteger as grávidas. Também inscrevi a versão impressa para o prêmio, mas quem levou a melhor foi versão do rádio”. Conforme o regulamento do concurso, o primeiro lugar ganhou R$ 1,5 mil.  A cerimônia de premiação será nesta sexta-feira (30), às 18h30, no auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça/MS, localizado à Av. Mato Grosso, bloco 13, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

 

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes