Liga Feminina de Direito realiza primeiro Congresso Mulheres nas Carreiras Jurídicas

26/03/2025 - 10:39 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Liga Feminina de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) iniciou ontem (25) e segue até sexta-feira (28) o 1º Congresso Mulheres nas Carreiras Jurídicas, com palestras ao vivo pelo YouTube e atividades presenciais, como apresentação cultural e exposição.  

A advogada Valentina Jungmann Cintra, que é Procuradora do Estado de Goiás, mestre e doutora em Direito, professora universitária, abriu o evento via on-line com a palestra ‘Paridade de gênero na OAB e no Judiciário’. “Antes o regulamento geral da OAB é que as chapas deveriam ter 30% de um gênero e 70% de outro gênero na formação daquela chapa fechada que concorre as eleições da OAB. Essa não era a realidade. Em regra, nós mulheres representávamos 30% em todas as chapas ou na grande maioria das chapas, que eram inscritas em todas as seccionais da OAB no Brasil”, revelou a palestrante.

O coordenador do curso de Direito da UCDB, Luiz André de Carvalho Macena, destacou a importância de eventos como esse para as futuras profissionais. “Essa palestra vai inspirar muito as nossas acadêmicas a seguirem os seus sonhos, o que elas querem e pretendem realizar na carreira jurídica. A Liga Feminina de Direito vem justamente com essa finalidade de amparar e discutir, de jogar luz sobre essa temática tão importante e tão relevante, que infelizmente no marco civilizatório que nós já estamos não superamos algumas situações que são tão rasas e elementares”, destacou o coordenador.

Já a presidente da LFD, professora Maria Teresa Casadei, reforçou a contribuição de debates sobre a presença feminina na área do Direito. “O evento simboliza esse espaço de reflexão e trocas de experiências, mas principalmente o fortalecimento da presença feminina no universo jurídico”, disse a presidente da LFD.

Ainda ontem, o grupo teatral Senta que o Leão é Manso apresentou no evento a intervenção poética Vozes de Xaraés. Os acadêmicos de Direito também podem conferir a exposição de processos históricos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que datam de 1873 a 1974 e envolvem mulheres e violência doméstica. A divulgação traz casos com relevância histórica que pautam reflexões sobre a luta pelo direito das mulheres, mostram o impacto da realidade vivida à época para a construção das leis atuais e os desafios que persistem até os dias de hoje. Mais informações pelo telefone 3312-3508.