21/02/2025 - 9:54 - Graduação
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Alunos de Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) tiveram uma programação especial de início de ano letivo, nesta semana, com três momentos distintos: missa na Paróquia Universitária São João Bosco, a Acolhida institucional no Pátio UCDB e uma aula inaugural no auditório da Biblioteca. A missa foi presidida pelo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa e já é uma tradição nas aberturas de semestre dos cursos de Filosofia e Teologia da UCDB.
Na quinta-feira (19), o curso recebeu a professora Dra. Marta Rios Alves Nunes da Costa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que abordou o tema “Educação e Ideologia”. De acordo com o coordenador de Filosofia presencial, professor Victor Hugo de Oliveira Marques, o tema foi escolhido para provocar a discussão acadêmica, racional e filosófica sobre os julgamentos do senso comum a respeito do que é ou o que pode ser chamado de ideologia. “É muito comum, hoje, tudo ser chamado de ideologia, mas sem nenhum senso crítico. É papel da Universidade oferecer esse tipo de debate e a discussão atendeu os objetivos, pois, a professora Marta apresentou os conceitos de filosofia e de ideologia, concluindo com os critérios de por que filosofia não é ideologia e como julgar alguma coisa como ideológica. Depois de sua fala, acadêmicos e professores puderam debater com ela a respeito desses critérios, promovendo um clima de debate que é próprio no terreno das ideologias”, avaliou o docente.
Marta Rios é professora na Faculdade de Ciências Humanas e no Mestrado Profissional em Filosofia da UFMS. Além disso, atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na UFMS. Ela também lidera o "Grupo de Estudos Democráticos" (CNPq) e integra o Comitê Gestor do Prof-Filo Nacional.
Votação é on-line e deve ser feita somente até às 23h59 desta sexta-feira (14)
Prova é gratuita e on-line