V Copa UCDB/UMI reúne atletas de cinco cidades de MS

26/10/2015 - 10:00 - Extensão

Fonte: Mariana Ostemberg

Atletas disputam voleibol adaptado na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Cerca de 80 pessoas acima de 50 anos se inscrevem anualmente para fazer parte da Universidade da Melhor Idade (UMI), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em busca de melhor qualidade de vida. Os idosos procuram na UMI a oportunidade de aprenderem mais sobre culturas gerais e a realizações de atividades físicas. A Universidade da Melhor Idade busca promover eventos que tirem os alunos da rotina das aulas e dos treinos e promova a interatividade.

Na última sexta-feira (23), foi realizada a abertura da V Copa Interestadual UCDB/UMI, uma competição entre equipes da terceira idade de Campo Grande, Maracaju, Anastácio, Ponta Porã e Rio Verde. Tênis de mesa, voleibol adaptado, jogos de mesa — dama, dominó, truco, buraco e bozó — e bola ao cesto foram as modalidades disputadas. Segundo a professora de atividades esportivas da UMI, Michele Veruska Cardoso da Silva, o intuito de atividades como essa é dar a oportunidade para os alunos terem melhor qualidade de vida, fazerem novas amizades e aumentarem a autoestima, ao provarem que são capazes de participar de uma Copa.

Aparecido Serafim, de 58 anos, está há três anos na equipe de voleibol da UMI e competiu na Copa. Ele tem notado grandes diferenças em si mesmo desde que entrou na UMI: “Sinto que meu raciocínio está mais rápido, meu reflexo está melhor e tenho mais fôlego”, ressaltou. Já para Mônica Soraya Nonato Leite Walker, colaboradora da Católica e participante da UMI há quatro anos, as atividades são como terapias: “Nós fazemos novas amizades, trocamos experiências; a UMI é como a extensão da nossa casa”.

As competições seguiram até o sábado (24) e contou com o apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fudesporte). “A fundação trabalha com três eixos: criança, adulto e idoso. Nós temos o objetivo de dar oportunidade ao idoso que tem a prática da atividade física dar continuidade as suas atividades”, disse o gerente geral de desenvolvimento da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nunez.

Mais informações e inscrições para a UMI são realizadas pelo telefone (67)3312-3427.