UCDB e Acrissul comemoram parceria para oferecimento do Proequo

22/10/2013 - 8:00 - Extensão

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) promoveram, na última sexta-feira (18), uma comemoração da parceria entre as duas instituições para o oferecimento do programa de extensão Equoterapia (Proequo), com uma tarde de lazer e apresentação dos trabalhos.

Estiveram presentes o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, o presidente da Acrissul, Chico Maia, a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Luciane Pinho de Almeida, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado, Sônia Grubits, o vice-coordenador do programa, Márcio Luis Costa, além da coordenadora do Proequo, Heloísa Bruna Grubits. Alunos da Escola Juliano Varela, de Campo Grande, foram convidados para participar do evento.

Desde abril deste ano, as atividades do Proequo começaram a ser realizadas no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Diariamente, pessoas com deficiência são atendidas no local por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Medicina Veterinária, e por acadêmicos extensionistas de Fisioterapia, Psicologia, Veterinária, Zootecnia, Enfermagem e Educação Física.

“O projeto existe há 14 anos, tendo gerado uma série de pesquisas acadêmicas e de Mestrado sobre a equoterapia. O movimento do cavalo provoca estimulação fisiológica e há inúmeros benefícios motores e emocionais”, relata Heloísa Grubits.

Carla Hofmann, mãe de João Lucas, de três anos, confirma as vantagens da terapia: “Meu filho, até maio deste ano, quando começou a participar do Proequo, não chutava bola, tinha dificuldade para realizar algumas atividades. Foi visível sua evolução e por isso quero agradecer, do fundo do coração, por esse trabalho”.

 

Mudanças na lei

O Reitor Pe. José Marinoni lembrou a aprovação do Projeto de Lei 12.868/2013, que determina que projetos de extensão como o Proequo não fazem parte da filantropia. “O Governo Federal entende que somente conceder bolsa de estudo é filantropia. Não concordamos com isso e vamos continuar mantendo-os”, afirmou.

O presidente da Acrissul também garantiu total apoio ao projeto: “Este será o principal projeto da Acrissul, com muito orgulho”, disse Chico Maia.

Ao final do evento, crianças atendidas pelo Proequo fizeram uma demonstração dos trabalhos. Os projetos de extensão Almanaque e Click Verde também participaram das atividades.

Mais informações sobre a extensão podem ser obtidas pelo telefone 3312-3324.