26/09/2019 - 9:00 - Extensão
Fonte: Mariana Pinheiro
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Cerca de 30 alunos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) e de quatro escolas estaduais e municipais participam do projeto de extensão Programação e Robótica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). São crianças do 5º ano do ensino fundamental até adolescentes do 3º ano do ensino médio que vêm à universidade aprender conceitos das áreas de Exatas a partir da robótica e da linguagem de programação.
Utilizando os laboratórios de informática do Bloco C, às quartas-feiras, o projeto é dividido em dois momentos para todos os alunos das escolas estaduais e municipais: o ensino do raciocínio lógico e da linguagem de programação, com exercícios matemáticos e físicos, e a robótica, em que são utilizados kits Lego para a montagem de robôs. Esse exercício permite conhecer conceitos sobre mecânica, elétrica e engenharia.
Os estudantes do estabelecimento federal têm encontros às terças e quintas-feiras no Instituto, com as aulas de Robótica. A parceria foi firmada para auxiliar na montagem do kit, focando nas competições da área. A estrutura utilizada é do IFMS e a elaboração do conteúdo é feita pelo acadêmico Matheus Luiz Pinho, do 6º semestre de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), com a ajuda do professor Dr. Dejahyr Lopes.
O projeto, que existe desde 2009, tem a participação de cinco acadêmicos de quatro cursos da Católica — TADS, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica —, que também dão suporte à turma ao lado dos docentes.
De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Me. Ana Karina Vieira da Silva, o objetivo é despertar o interesse e trazer esses conhecimentos. “Para os estudantes, a motivação é poder participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), mas para nós não são só as competições, mas também conseguirem assimilar conceitos de várias disciplinas e motivá-los para as áreas das exatas”, pontuou Ana Karina.
Ainda de acordo com a coordenadora, escolas privadas também podem participar das atividades. Atualmente, as escolas participantes são Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirajá de Almeida, Escola Estadual Prof.ª Élia França Cardoso, Escola Estadual Coração de Maria, Escola Estadual 11 de Outubro e Escola Municipal Prof. Wilson Taveira Rosalina.
Parcerias
Atualmente além das escolas, o projeto faz uma atividade em parceria com o grupo Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Visão Computacional (Inovisão) e o Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Software (LADS), da UCDB, que ensinam aos alunos do ensino médio a programação web, que é uma linguagem disponibilizada apenas em cursos técnicos ou de graduação.
Pesquisas
Segundo o professor Me. Alexsandro Monteiro Carneiro, a extensão traz diversos resultados também para a área da pesquisa. Um exemplo são as apostilas de programação, que já estão prontas, e as apostilas de robótica, que estão em processo de finalização. Ambas estão sendo registradas na Biblioteca Nacional como uma composição e produto feito pelo projeto.
Além disso, diversos trabalhos foram aceitos no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU 2018), em Natal (RS). Também um artigo científico a respeito das metodologias aplicadas durante as aulas foi aceito pela VI Conferência de Extensão do Mercosul, realizado de 24 a 27 de abril de 2018 em Tandil, na Argentina. O trabalho foi apresentado pela professora Me. Ana Karina.
Texto sob supervisão de Silvia Tada.
Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo
Evento termina no próximo sábado (9)