Projeto de extensão Cidadania sem Fronteiras da UCDB presta orientação a migrantes

05/10/2021 - 7:15 - Extensão

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do projeto de extensão Cidadania sem Fronteiras, presta orientações e atendimentos interdisciplinar com as disciplinas de Psicologia, Direito, Educação Física, Medicina Veterinária, Pedagogia e Serviço Social a migrantes, em situação de vulnerabilidade social e refugiados que estão em Campo Grande. O grupo existe desde o início deste ano, visto a chegada de muitos migrantes.


Os encontros têm sido realizados uma vez na semana na Pastoral do Migrante, ao lado do Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e outras duas vezes no Centro de Acolhimento ao Migrante (Cedami), localizado na Rua Visconde de Taunay, 96, no bairro Amambaí. “Realizamos roda de conversa com atendimentos e orientação em grupo e individualmente, em um trabalho interdisciplinar, sobre políticas públicas, direitos, saúde, entre outros temas. Auxiliamos na produção de currículos, em como se portar durante uma entrevista de emprego, além de entreter as crianças com atividades recreativas de educação física. A maioria dos migrantes atendidos são venezuelanos, bolivianos e peruanos”, ressalta a professora Camila Torres Ituassu, que coordena o projeto de extensão.


Além do alto valor para regularizar a documentação no Brasil, a professora destaca ainda que um dos principais entraves é o idioma. “O curso de pedagogia irá auxiliar no aprendizado da língua portuguesa, pois o que eles mais querem é uma vida digna, com trabalho, moradia, saúde e educação para os filhos. Eles não querem esmola, só precisam de trabalho para se sustentarem a família”, reforça a coordenadora.


Outra forma de atendimento do projeto ao migrante é o encaminhamento para o Núcleo de Práticas Jurídicas (Nuprajur) da Católica e para a Clínica-Escola UCDB. A equipe do Cidadania sem Fronteiras é composta por 25 pessoas, sendo seis professores, quatro bolsistas e 15 voluntários. Mais informações sobre o projeto pelo e-mail cidadaniasemfronteirasucdb@gmail.com.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna