Professor do Projeto Rondon faz balanço de viagem precursora

31/10/2013 - 11:00 - Extensão

Fonte: Maria Caroline Palieraqui

Professores Tadeu e Fernando com índia da tribo Apinajé

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

“Tocantinópolis é um lugar rico, cheio de cultura, bem estruturada e com muitas informações que agregarão no conhecimento dos acadêmicos que formam a equipe do Projeto Rondon. Os moradores estão ansiosos para recebê-los”, relatou o docente e coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Me. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, que durante os dias 19 e 26 deste mês, esteve na cidade tocantinense para uma viagem precursora, objetivando o conhecimento da comunidade.

Durante os dias 25 de janeiro e 10 de fevereiro do ano que vem, alunos da Universidade Católica Dom Bosco, atuarão em atividades sócio-educativas em Tocantinópolis, localizado no norte de Tocantins. “Este é um momento em que vemos que tudo que aprendemos esta realmente sendo aplicado na prática. No Rondon, os alunos vão poder vivenciar o que aprenderam na teoria em uma grande sala de aula, do tamanho do nosso país”, acrescentou o docente, que enfatizou que “é um grande ganho ver tudo aquilo que teorizamos, sendo aplicado, além de todas as mudanças que isso trás como ser humano”.

Após a viagem precursora, os oito acadêmicos selecionados para compor a equipe do Projeto participam de 25 oficinas de treinamento, com o objetivo de prepará-los para viagem. As capacitações serão até o dia 16 de dezembro, conduzidos pelos docentes Me. Ana Karina Modolo, Marcela Grisoste, Dra. Francilina de Araujo, Digelson Pazeto Morais, Elton Tamiozzo, Me. Claudia Ruas, Dr. Lucas Castro, Me. Leandro Manoel Alves, Me. Leandro Skwronski e Josimara Nolasco, além dos extensionistas do Click Verde e Thiago Muller, que já participou do Projeto Rondon em 2011. 

Projeto

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e permite que alunos universitários na condição de voluntários e durante as férias acadêmicas, atuem em ações socioeducativas em municípios carentes do Brasil, principalmente das regiões Norte, Nordeste, dentre outras. O Rondon é uma ferramenta extensionista que os Institutos de Ensino Superiores (IES), tanto públicos como privados, podem lançar mão para desenvolver projetos, da forma mais prática possível e em função das temáticas apresentadas em convite público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.

Mais informações sobre o Projeto Rondon poderão ser obtidas no setor de Programas e Projetos de Extensão pelo telefone 3312-3324.