07/02/2018 - 7:00 - Extensão
Fonte: Ellen Prudente
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão
Em meio a jogos didáticos, livros gigantes, fantoches e fantasias, a imaginação de acadêmicos de Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas corre solta quando o assunto é criar para ensinar. Composta por 12 extensionistas (seis voluntários e seis bolsistas), o Laboratório Pedagógico Interdisciplinar das Licenciaturas (Labinter) é a “casa” de muitos acadêmicos que usam da arte e da literatura para chegar ao coração dos pequeninos estudantes.
Um dos diversos projetos de extensão da Universidade Católica Dom Bosco, o Labinter é onde os acadêmicos usam do espaço colorido e alto astral para desenvolverem cada vez mais o amor pelas licenciaturas. No projeto, os extensionistas produzem de maneira criativa diversos materiais didáticos, realizam contações de histórias para crianças de instituições parceiras da Católica e promovem oficinas para a formação de professores contadores de histórias.
“O projeto amplia as possibilidades de atuação docente, permite que o acadêmico vivencie, visualize e experencie momentos que sirvam de bagagem para quando ele for atuar na área”, explicou a professora das licenciaturas e coordenadora do projeto Me. Suelen Regina Patriarcha Graciolli, que está à frente do Labinter desde o ano passado. A professora Ana Paula Gaspar Melim também participa das atividades
Lara de Andrade Medina, 17 anos, acadêmica do 2º semestre de Letras, está no projeto desde o começo do ano, e diz que o mesmo a fez ver a docência com outros olhos. “Estamos sempre em contato com a literatura e a interação comunitária é algo muito forte também. Produzimos conhecimento aqui dentro do nosso espaço e, lá fora, temos contato com as crianças e é maravilhoso conhecer mais da literatura infantil e ver o como ajuda na formação da criança como leitor, como ser humano e na concretização de valores”, afirmou.
Um viés do Labinter é a educação ambiental, e de maneira sutil, os acadêmicos tentam agregar alguns valores da temática nas atividades com as crianças. “Buscamos na literatura elementos em comum com a educação ambiental, mas sem dizer a momento nenhum que é isso que estamos fazendo, usamos do olhar do contador para mostrar este outro lado da literatura, pois a educação ambiental é uma construção de valores”, enfatiza a coordenadora.
Além de oferecer estes serviços, o Labinter também disponibiliza os materiais desenvolvidos para acadêmicos, professores e até para o público externo que deseja realizar alguma atividade. O local é também fonte de muitos projetos de pesquisa de iniciação à docência (Pibid) e trabalhos de conclusão de curso (TCC).
O amor por ensinar é o que move os acadêmicos extensionistas do projeto, e a amizade e companheirismo são valores muito importantes para eles. “Aqui dentro a troca é algo muito presente, juntamos nossas forças e fraquezas e ajudamos o outro. O pessoal de Letras ajuda quem tem dificuldade com a escrita; nós, da Pedagogia, ajudamos a lidar com as crianças. O laço é tão forte que sempre dizemos que quem sai do Labinter nunca deixa de fato do Labinter”, afirmou Tâmara Félix Durso, de 25 anos, acadêmica do 2º semestre de Pedagogia.
A Sala do Labinter fica no piso superior do Bloco A do campus Tamandaré, permanece aberto de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)