Atividades da UMI são apresentadas em evento no Canadá

26/05/2014 - 11:00 - Extensão

Fonte: Julia Pistori

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Nos dias 5 e 6 de maio, a coordenadora da Universidade da Melhor Idade (UMI), Leiner Vieira Alves de Mello, participou do 31° Simpósio Anual de Pesquisas sobre o Envelhecimento, na Universidade de Manitoba, no Canadá, onde conheceu e compartilhou experiências relacionadas aos idosos.

A UMI é um programa da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), direcionado aos idosos, no qual eles têm diversas atividades curriculares interativas, que os ajuda na socialização com outros idosos. O trabalho realizado na Católica foi apresentado durante o evento e os pesquisadores se interessaram em conhecer in loco as experiências da extensão. “No Canadá, há muita pesquisa relacionada aos idosos, para entender melhor o processo de envelhecimento, podendo assim, melhorarem os serviços públicos, tais como saúde, educação e até mesmo sua convivência social. Porém, não conseguem levar o idoso para a universidade. Então, eles gostaram de conhecer a UMI, pois ela funciona no ambiente universitário, promovendo diálogo intergeracional”, explicou Leiner. A visita deve acontecer no fim deste ano.

A coordenadora conheceu experiências canadenses e visitou um Centro Comunitário, que dispõe de toda ajuda e acompanhamento para os idosos. São nesses locais que eles têm encontros, trocas de experiências, grupo de caminhada, entre outras atividades. Outro local visitado foram os hospitais com alta tecnologia e os condomínios para idosos.

Algumas das ideias vistas naquele país podem ser aplicadas na UCDB. “Há a chamada aposentadoria criativa, que é estimulada antes mesmo de a pessoa se aposentar, que consiste na execução de atividades diferentes daquelas praticadas durante sua vida como trabalhador. Há muitos casos de apadrinhamento, em que estudantes se propõem a visitar semanalmente os idosos e a cidade amiga do idoso, que prevê ampla acessibilidade e garantia dos direitos dos idosos”, complementou.

Para mais informações sobre a UMI, entre em contato pelo telefone (67) 3312-3427.