15/01/2021 - 9:17 - Extensão
Fonte: Gilmar Hernandes
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O projeto de extensão ‘Criança Ativa’, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ganhou espaço na edição mais recente da revista científica Em Extensão, com o artigo ‘Práticas colaborativas na extensão universitária’, escrito pelos professores Cláudia Diniz de Moraes Heleno (professora de Educação Física e coordenadora do projeto), Ana Paula Zaikievicz Azevedo (professora de Pedagogia) e André da Silva Dias (professor de Educação Física). A publicação semestral é feita pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia.
O artigo apresenta algumas reflexões sobre o projeto de extensão universitária Criança Ativa desenvolvido na Católica, a partir de práticas colaborativas, atendendo cerca de 70 crianças e adolescentes. “Essas publicações são frutos de um entendimento de que a extensão precisa ser mais divulgada para a comunidade acadêmica. Os pilares, do ensino, pesquisa, pastoral e extensão na UCDB são cada vez mais presentes”, destacou a professora Ana Paula Zaikievicz Azevedo.
Para o professor André Dias, o artigo é uma grande oportunidade de propagar as ações da extensão. “Incentivamos assim que novas escritas sejam realizadas sobre as experiências extensionistas que são transformadoras tanto para os acadêmicos, quanto para nós professores, mas principalmente para a comunidade”, conclui.
Criança Ativa, que é um projeto de extensão gratuito, desenvolve atividades socioeducativas no contraturno da escola três vezes por semana, com modalidades esportivas, atividades lúdicas, literárias, artísticas e educação ambiental. No ano passado, em consequência da pandemia, os encontros continuaram sendo realizados, mas de forma remota.
Outras publicações
A professora Ana Paula Zaikievicz em parceria com a professora Dra. Marta Regina Brostolin também publicaram o artigo ‘A participação da criança na pesquisa: entre possibilidades e limites’ publicado neste mês na revista científica Pedagógica, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó. A obra traz reflexões sobre a participação de crianças em pesquisa, sem a intenção de analisar os resultados, mas sim refletir as possibilidades e limites que a pesquisa com crianças nos impõe como processo investigativo denso, que necessita de muito estudo, planejamento, organização e ética.
‘Educação infantil e educação física na perspectiva interdisciplinar: (im)possibilidades’, de autoria das professoras Dra. Marta Regina Brostolin e Claudia Diniz de Moraes foi publicado na revista Acta Scientiarum Education, trazendo a temática a relação entre a educação infantil, a educação física e a interdisciplinaridade, para compreender se ocorre a prática pedagógica interdisciplinar entre os professores de educação física e pedagogos que atuam nos Centros de Educação Infantil de uma cidade de Mato Grosso do Sul.
Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo
Evento termina no próximo sábado (9)