Acadêmicos do Projeto Rondon participam de reunião

18/09/2013 - 15:00 - Extensão

Fonte: Maria Caroline Palieraqui

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

 

Os oito acadêmicos que representarão a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no Projeto Rondon, para realização de ações socioeducativas, entre os dias 25 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, em Tocantinópolis (TO), participaram da primeira reunião, ontem (17).

No encontro, a equipe tratou dos assuntos pertinentes à viagem. A reunião foi conduzida pelos professores Me. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, e Marcela Grisolia Grisoste, docente dos cursos de Educação Física e Nutrição, que serão os responsáveis por coordenar a equipe na viagem. Durante a tarde foram apresentadas as propostas do projeto.

Projeto

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e permite que alunos universitários na condição de voluntários e durante as férias acadêmicas, atuem em ações socioeducativas em municípios carentes do Brasil, principalmente das regiões Norte, Nordeste, dentre outras. O Rondon é uma ferramenta extensionista que os Institutos de Ensino Superiores (IES), tanto públicos como privados, podem lançar mão para desenvolver projetos, da forma mais prática possível e em função das temáticas apresentadas em convite público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.

O município visitado pela equipe da UCDB será Tocantinópolis, localizado no norte de Tocantins. Possui pouco mais de 21 mil habitantes e é destaque pelos rios e prainhas existentes nas proximidades.

Mesmo sendo o Estado mais jovem do país, o Tocantins conta com uma cultura popular extremamente rica, com manifestações seculares, um amplo calendário de eventos e artistas talentosos em todas as áreas. O Estado reserva grandes surpresas aos seus visitantes. Cachoeiras, rios caudalosos, dunas, praias de rio e monumentos e manifestações culturais seculares contrastando com a arquitetura arrojada da capital, Palmas.

Mais informações sobre o Projeto Rondon estão disponíveis no setor de Programas e Projetos de Extensão pelo telefone 3312-3324.