Acadêmicos de Fisioterapia e de Psicologia podem participar do projeto Cogni-Ação

14/05/2015 - 17:00 - Extensão

Fonte: Maria Mariana Ostemberg

Atendimento psicológico feito no CogniAção

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece aos acadêmicos do 3º semestre em diante dos cursos de Fisioterapia e de Psicologia, o projeto de extensão Cogni-Ação. O projeto é realizado na Clínica-Escola e tem como público-alvo pessoas que tenham algum distúrbio cognitivo, ou seja, que sofreram alguma lesão tanto física quanto cerebral.

O Cogni-Ação é um projeto que ajuda no processo de reabilitação do paciente, que trabalha a atenção, percepção, capacidade de resolver problemas, entre outros. “O projeto visa 'devolver' o paciente funcionalmente ao mundo, recuperá-lo em todos os seus sentidos”, explica o coordenador do projeto de extensão professor Me. Serginaldo José dos Santos. O paciente tem acompanhamento psicológico e fisioterapêutico o que possibilita sua recuperação tanto física quanto neurológica.

João Ricardo Fagundes Melo, de 30 anos, sofreu de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e está em tratamento na Clínica. “Gosto muito daqui, desde que comecei aqui tenho ficado cada vez mais independente”, relata o paciente.

São 20 extensionistas participantes, sendo 12 acadêmicos de Psicologia e oito acadêmicos de Fisioterapia. O coordenador também comenta sobre a importância do envolvimento dos acadêmicos extensionistas no projeto. “Os alunos têm experiências com vários tipos de pacientes em diferentes casos. Aqui eles utilizam alguns protocolos, novas técnicas, outras abordagens terapêuticas diferente das usadas em sala de aula”, explica o professor.

Os extensionistas passam por uma seleção, mas antes ficam observando o trabalho por três semanas. As notas também contam muito no momento da escolha dos acadêmicos.

Já para se tornar paciente do Cogni-Ação é necessário passar por uma triagem pela própria clínica ou ter sido encaminhado. Os atendimentos são de segunda-feira a quinta-feira, das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17h. O projeto conta com a participação de mais duas professoras Me. Karla de Toledo Cândido Müller e Me. Ana Flávia Weis de Gama Serta, que desenvolvem atividades com crianças dentro do Cogni-Ação.

Mais informações sobre o setor de Programas e Projetos de Extensão podem ser obtidas pelo telefone (67)3312-3324.