24/06/2022 - 14:21 - Editais
Fonte: Progex
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EDITAL PROGEX Nº 008/2022
SELEÇÃO DE ESTUDANTES EXTENSIONISTAS – VOLUNTÁRIOS E BOLSISTAS
A Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, através da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão – PROGEX, no uso de suas atribuições regulamentares, torna público o processo de seleção de estudantes para comporem as equipes dos Projetos e Laboratórios de Extensão nas modalidades voluntário e bolsista, de acordo com os requisitos, procedimentos, prazos e critérios estabelecidos contidos neste Edital.
1. DO OBJETO
1.1. O presente edital visa selecionar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação (presencial, híbridos e EAD) para participação em Projetos e Laboratórios de Extensão no ciclo 2022.
2. DAS DEFINIÇÕES
2.1 A Extensão Universitária como processo acadêmico é definida e efetivada em função das exigências da realidade. Além de ser indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no diálogo com a sociedade, deve estimular atividades de Extensão cujo desenvolvimento implique relações multi, inter, transdisciplinares e interprofissionais de setores da universidade e da sociedade.
2.2 A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.
2.3 Projeto de Extensão é o conjunto de ações processuais, contínuas e interdisciplinares, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, selecionados via edital.
2.4 Laboratório de Extensão é o conjunto de ações contínuas, com orientação para um objetivo comum, articulando ações de extensão de uma área do conhecimento, sendo executado a médio ou longo prazo, ligados a um ou mais cursos da graduação como exigência de avaliações curriculares do MEC. Espaço de prática pedagógica, mas com fazer extensionista.
3. DOS OBJETIVOS DA EXTENSÃO
3.1. Assegurar a relação bidirecional entre a universidade e a sociedade;
3.2. Reafirmar a Extensão universitária como parte do fazer acadêmico;
3.3 Possibilitar a autonomia do estudante, incentivando e valorizando sua participação nas diferentes ações extensionistas desenvolvidas na universidade;
3.4. Democratizar o conhecimento acadêmico;
3.5. Estimular a participação da comunidade universitária na produção e registro do conhecimento gerado através das atividades de Extensão;
3.6. Contribuir para a inclusão da Extensão, enquanto prática acadêmica, nos projetos pedagógicos dos cursos;
3.7 Consolidar a indissociabilidade entre o Ensino, Pesquisa, Extensão e Pastoral, efetivados em torno de programas e projetos visando a consolidação da formação integral humanística construídos com base em critérios científicos, inovadores, tecnológicos e em experiências comunitárias;
3.8. Estimular atividades multi, inter, transdisciplinares e interprofissionais;
3.9. Criar condições para participação da universidade na elaboração de políticas públicas voltadas para a população;
3.10. Valorizar o intercâmbio com órgãos públicos e privados e agências não governamentais, articulando redes ou parcerias, sob a forma de convênios, consórcios ou outros termos jurídicos;
3.11. Criar condições para que as atividades extensionistas sejam atribuídos créditos curriculares;
3.12. Tornar permanente a avaliação institucional das atividades de Extensão universitária como um dos parâmetros de avaliação da própria universidade.
4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR
4.1 Poderá atuar como extensionista o estudante que atender aos seguintes critérios:
4.1.1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação na UCDB;
4.1.1.1. Poderão participar estudantes do EAD, desde que matriculados no pólo de Campo Grande e possuam disponibilidade para desempenhar atividades presenciais de acordo com a agenda e planos de trabalhos do(s) Projeto(s) ou Laboratório(s) ao(s) qual(is) se candidatarem;
4.1.1.2. Estudantes ingressantes em 2022B, desde que estiverem com a matrícula efetivada, podem se inscrever neste Edital.
4.1.2. Ter 75% de aproveitamento nas disciplinas por semestre;
4.1.3. Para fins de concorrer à vaga de bolsa, não possuir, a qualquer tempo, outro tipo de bolsa, financiamento, crédito ou desconto;
4.1.3.1 Bolsa Extensão não é cumulativa com qualquer outra bolsa ou desconto, bem como financiamentos ou créditos;
4.1.4. Comparecer na entrevista, quando convocado, em horário e local agendado;
4.1.5. Ter disponibilidade de 20 horas semanais, se bolsista e, no mínimo, 04 horas semanais, se voluntário, para desempenhar atividades presenciais do Projeto ou Laboratório ao(s) qual(is) se candidatar;
4.1.6. Envolver-se com as atividades de planejamento (planos), organização e sistematização (relatórios) das atividades desenvolvidas pelos professores;
4.1.7. Ter compromisso, espírito de equipe e facilidade de trato com o público alvo;
4.1.8. Todos os estudantes, sejam bolsistas ou voluntários, deverão apresentar planos de trabalho, registros e relatórios de atividades, bem como participar de reuniões e/ou capacitações, sempre que solicitado;
4.1.9 Participar das capacitações ou oficinas promovidas pelo Projeto ou Laboratório em que faz parte ou pela Área de Projetos e Cursos de Extensão;
4.1.10 Participar de ações e eventos correlatos da extensão;
4.1.11 Colaborar com os docentes na elaboração de publicações correlatas à extensão.
5. DO DESLIGAMENTO
5.1. Serão desligados os estudantes:
5.1.1 Que tiverem 03 (três) faltas injustificadas;
5.1.2. Caso o estudante receba outros tipos de bolsas, financiamento ou quaisquer outros descontos (em se tratando de bolsista);
5.1.3. Falta de compromisso e conduta ética em relação aos colegas, professores e comunidade;
5.1.4. Descumprimento às normas pré-estabelecidas;
5.1.5. Desligamento do(as)estudante da UCDB;
5.1.6. Solicitação da equipe docente;
5.1.7. Solicitação do(a) estudante(a);
5.1.8. Não manter rendimento acadêmico de acordo com o exigido.
6. DAS VAGAS
6.1. As vagas, seja de voluntários ou de bolsistas, serão determinadas por cada projeto/laboratório;
6.2. As bolsas serão distribuídas mediante deliberação orçamentária para o ano de 2022, considerando o quantitativo aprovado para os Projetos e Laboratórios de Extensão;
6.3. O valor mensal das bolsas de extensão a serem concedidas no âmbito do presente Edital é de 400,00 (quatrocentos reais), aplicados como desconto na parcela mensal do estudante, desde que pago até a data de vencimento constante no boleto;
6.4. O limite de vagas voluntárias será determinado pela equipe docente de cada Projeto ou Laboratório, bem como a substituição de estudantes bolsistas, de acordo com os planos de cada docente que compõe a equipe;
6.5. O(a) estudante poderá se inscrever em apenas um Projeto como bolsista, não estando impedido de candidatar-se a outro na condição de voluntário, de acordo com projeto/laboratório e curso de abrangência no Anexo deste Edital;
6.5.1 Na modalidade voluntário o(a) estudante poderá participar em mais de um Projeto, desde que consiga atender aos compromissos assumidos expresso em Termo.
7. DAS INSCRIÇÕES, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E PRAZOS
7.1. As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico através do link https://forms.gle/jn8GUVFV34v8Eudg9 considerando projeto/laboratório e curso de abrangência conforme Anexo deste Edital, com a seguinte documentação:
7.1.1. Currículo, sendo preferencialmente o Currículo Lattes;
7.1.2. Atestado de Matrícula;
7.1.3. Histórico de notas para estudantes do segundo semestre em diante;
7.2. A documentação deverá ser anexada no próprio formulário eletrônico.
7.3. Estudantes que participaram do ciclo anterior de projetos de extensão poderão apresentar apenas:
7.3.1 Atestado de matrícula;
7.3.2 Histórico de notas;
7.4. Em caso de inscrever-se para mais de um projeto, deverá ser preenchido formulário e apresentar documentos para cada um que se inscrever, limitado em até 3 (três) inscrições.
7.5 O prazo das inscrições será, a contar da data da abertura deste Edital, até 05/08/2022;
7.6 A data da divulgação dos resultados fica prevista para 17/08/2022, estando sujeita a alterações.
8. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
8.1. A seleção ocorrerá em duas etapas:
8.1.1 Preenchimento da inscrição e avaliação da documentação exigida;
8.1.2. Entrevista;
8.2. A seleção será realizada pelos professores dos Projetos e Laboratórios, acompanhada pela Área de Projetos e Cursos de Extensão;
8.3. Os candidatos serão selecionados considerando:
8.3.1. Disponibilidade de horário, de acordo com o funcionamento do Projeto/Laboratório;
8.3.2. Análise do desempenho acadêmico, por meio de consulta ao formulário preenchido pelo candidato com os documentos anexos.
8.4. Estudantes não selecionados poderão ficar em lista de espera para ocuparem vagas em função de substituição ou desligamento de estudantes até próximo Edital de seleção de extensionistas;
8.5. Os estudantes classificados e selecionados deverão assinar termo de compromisso e participar do processo de capacitação;
8.6. Serão considerados desclassificados candidatos que não comparecerem à entrevista ou não atenderem aos requisitos deste Edital;
8.7. A lista de estudantes classificados será disponibilizada na Área Projetos e Cursos de Extensão e no site www.ucdb.br.
9. DA CERTIFICAÇÃO
9.1 O(a) estudante terá direito a ser certificado mediante assinatura de termo de compromisso e carga horária efetivamente cumprida, com lista de frequência acompanhada pelos professores do Projeto ou Laboratório, atendendo todas as normas de participação em projetos de extensão, bem como de acordo com o Regulamento Institucional de Certificação.
10. DAS PENALIDADES
10.1. O(a) estudante que deixar de cumprir quaisquer atribuições de sua competência poderá sofrer advertências, impedimento para cadastramento de bolsa (no caso de bolsistas) e/ou impedimento de obtenção de certificação.
10.2. Para fins de pendência serão analisados, de acordo com as informações da Área de Projetos e Cursos de Extensão: a) termo de compromisso assinado; b) plano de ação acadêmico; c) entrega de relatório e avaliação do projeto; d) a não participação em reuniões, eventos e palestras correlatos da Extensão.
11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1. Ao ser aprovado para as atribuições de Extensionista, o(a) estudante está aceitando o cumprimento das normas regimentais da Universidade Católica Dom Bosco.
11.2. As publicações decorrentes do Projeto ou Laboratório de Extensão em que o(a) estudante participar deverão fazer referência a este, bem como ao(s) docente(s) responsáveis.
11.3. Os resultados das atividades do Projeto ou Laboratório poderão ser publicados em eventos e periódicos correlatos da Extensão e utilizados na produção de trabalhos de conclusão de curso, desde que tenham sido orientados por um dos docentes da equipe do Projeto ou Laboratório do qual faz parte.
11.4. As dúvidas com relação a este Edital poderão ser direcionadas para o e-mail projetoscomunitarios@ucdb.br, as quais serão respondidas de acordo com a disponibilidade de atendimento da área responsável.
11.5. Ao participar deste Edital o(a) estudante manifesta livre, informada e inequívoca ciência sobre o tratamento de meus dados pessoais para finalidade específica, garantido o integral cumprimento das disposições da Lei Geral de Proteção de Dados.
11.6. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Área de Projetos e Cursos de Extensão, juntamente com a Pró-Reitora de Graduação e Extensão.
Campo Grande, 24 de junho de 2022.
Profa. Dra. Rúbia Renata Marques.
Pró-Reitora de Graduação e Extensão.
Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.
ANEXO
RELAÇÃO DE PROJETOS E CURSOS
NOME DO PROJETO/LABORATÓRIO |
OBJETIVO |
CURSOS DE ABRANGÊNCIA |
FIBRO MS - AVALIAÇÃO E ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINARES ÀS PESSOAS COM FIBROMIALGIA |
Realizar avaliações e intervenções multidisciplinares destinadas a promover benefícios à saúde, no âmbito da saúde mental e qualidade de vida às pessoas com fibromialgia do município de Campo Grande – MS. |
Administração Fisioterapia Nutrição Publicidade e Propaganda Design Jornalismo Psicologia |
BEM GESTAR |
Desenvolver ações multidisciplinares de Educação em Saúde materno/infantil com foco no período gestacional e puerperal, por meio de formação de uma rede de apoio estrutural. |
Ciências Biológicas Educação Física Enfermagem Farmácia Fisioterapia Nutrição Pedagogia |
CASTRAÇÃO UM ATO DE AMOR E PREVENÇÃO |
Implementar controle populacional de cães e gatos a fim de reduzir a proliferação de animais errantes ou semi- errantes por meio de cirurgias de castração a pessoas de baixa renda e regulamentar a posse responsável de animais. |
Medicina Veterinária Serviço Social |
CIDADANIA SEM FRONTEIRAS |
Atuar com populações migrantes, refugiadas e em situações de vulnerabilidade social na cidade de Campo Grande, a fim de oferecer orientações acerca de acesso a serviços públicos e orientá-los quanto a seus direitos e deveres enquanto cidadãos em território brasileiro, assim como desenvolver ações diversificadas, a fim de oportunizar-lhes melhores condições de acolhimento, saúde, bem-estar e cidadania às crianças e adultos. |
Direito Educação Física Medicina Veterinária Pedagogia Psicologia Serviço Social |
CLICK VERDE |
Utilizar a fotografia como ferramenta na educação ambiental, buscando promover a formação cidadã e o compromisso social no contexto ambiental ao estimular reflexões sobre o papel da sociedade no ambiente.
|
Ciências Biológicas Design Jornalismo Publicidade e Propaganda |
CONECTANDO VIDAS |
Possibilitar aos adolescentes e jovens concluinte do Ensino Médio e universitários as bases de conhecimento científico, bem como desenvolvimento pessoal para o enfrentamento dos desafios da vida, criando assim uma cultura de aprimoramento e desenvolvimento pessoal e profissional na UCDB e nas instituições parceiras, implicando em melhor qualidade de vida e saúde mental. |
Administração Ciências Contábeis Cursos Tecnológicos do EAD Licenciaturas Letras Psicologia |
CRIANÇA ATIVA |
Atuar com crianças por meio de ações socioeducativas a fim de oportunizar se tornem autônomas e críticas, resgatando os valores educativos e de cidadania que serão incorporados à aprendizagem além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. |
Agronomia Direito Educação Física Enfermagem Nutrição Pedagogia Psicologia Zootecnia |
DEMOCRATIZAÇÃO: construindo valores |
Promover atividades com crianças, adolescentes e detentos (em interlocução com instituições de atendimento socioassistenciais e centros de detenção), que favoreçam: fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como capacitação para o mercado de trabalho, educação financeira, empreendedorismo, habilidades socioemocionais, sustentabilidade, direitos humanos e formação para cidadania. |
Ciências Contábeis Cursos Tecnológicos do EAD Direito Educação Física Licenciaturas Pedagogia Psicologia Serviço Social |
EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR E ACOMPANHAMENTO PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL |
Desenvolver ações de educação em saúde e práticas de cuidado multidisciplinares no campo da saúde mental para os usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Campo Grande – MS. |
Educação Física Enfermagem Jornalismo Psicologia |
ESSALUZ: FORMAÇÃO HUMANO-CRISTÃ |
Contribuir na formação de lideranças cristãs propondo, por meio do diálogo, um itinerário de formação teológica, filosófica e escriturística de base, distinto do percurso acadêmico e da catequese quotidiana, aberto a todos os cristãos adultos de todas as classes sociais, que pretendam apreender o patrimônio cultural da fé cristã e de suas repercussões na vida pessoal, eclesial e social, para gerar uma práxis transformadora |
Filosofia Psicologia Teologia |
ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE DA CRIANÇA |
Promover ações que possibilitem a promoção da saúde e bem-estar da criança, a fim de melhorar a sua qualidade de vida e de todos ao seu entorno. |
Ciências Biológicas Engenharia Sanitária e Ambiental Engenharia Civil Farmácia Nutrição Pedagogia Tecnologia em Gestão Ambiental |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES |
Trabalhar questões de educação, conscientização, sustentabilidade, conservação e preservação ambiental, consumo consciente e os 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), contribuindo para a mudança de hábitos, geração de renda e formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. |
Administração Agronomia Arquitetura e Urbanismo Ciências Biológicas Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária Design Direito Engenharia Sanitária e Ambiental Engenharia Civil Gastronomia Gestão de Recursos Hídricos Jornalismo Nutrição Pedagogia Publicidade e Propaganda Serviço Social Tecnologia em Gestão Ambiental Zootecnia |
HORTA ESCOLA |
Desenvolver a prática do cultivo de hortaliças nos locais de funcionamento do projeto e servir de laboratório para que se possa despertar nos alunos o interesse pela educação ambiental. Auxiliar e orientar produtores de hortaliças. |
Agronomia Nutrição Gastronomia Biomedicina Engenharia Sanitária Ambiental Zootecnia |
LABINTER |
Desenvolver ações educativas proporcionando aos acadêmicos extensionistas a participação ativa no processo formativo, por meio de construção de materiais didáticos e contação de histórias relacionados às diferentes áreas temáticas, utilizando as novas tecnologias, na perspectiva socioambiental, de maneira interdisciplinar. |
Ciências Biológicas Pedagogia Psicologia Letras |
LADS - LABORATÓRIO DE SOFTWARE: AMBIENTE TECNOLÓGICO DE CONSULTORIAS, TREINAMENTOS E PRÁTICAS EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS |
Desenvolver soluções tecnológicas, para atender, sem custos, a comunidade e diversos grupos sociais por meio de programas de computador, aplicativos de celulares, sites, além de cursos, treinamentos e consultorias. |
Design Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Engenharia de Computação Engenharia de Controle e Automação Engenharia Elétrica |
PECUÁRIA DIGITAL |
Assessorar e dar suporte técnico, promovendo inovação tecnológica por meio da pecuária de precisão em diferentes áreas (inseminação, engorda, manejo, por exemplo) com o desenvolvimento de processos de gestão, controle e tecnologia (mobile e gestão via web) para animais de grande porte. |
Agronomia Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária Engenharia de Computação Engenharia de Controle e Automação Engenharia Mecânica Engenharia Elétrica Gastronomia Medicina Veterinária Nutrição Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Zootecnia |
PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA: FERRAMENTA DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA |
Levar a sociedade campograndense, de forma presencial e aos demais municípios do Mato grosso do Sul e do Brasil, via ensino remoto os conceitos básicos de programação e sistemas robóticos, e com isso demonstrar exemplos onde tais conceitos podem e devem ter aplicação imediata nas áreas que envolve o contexto humanos, biológicos, exatos, terra, meio ambiente e sustentável, além da linguagem de sinais a Libras, solucionando problemas que venham despertar e trabalhar o raciocínio lógico. |
Engenharia de Computação Engenharia de Controle e Automação Engenharia Elétrica. Engenharia Mecânica Licenciaturas (Pedagogia e Letras com conhecimento em Libras) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
SAÚDE E MOVIMENTO |
Promover o princípio de vida saudável, com mudanças no estilo de vida dos funcionários do Hospital, pacientes e devotos do santuário perpétuo socorro com consequente redução e/ou controle da pressão arterial sistêmica e dos níveis glicêmicos além de promover a educação em saúde, avaliação da aptidão física e postural tornando o nosso usuário um membro ativo no processo de construção da sua própria saúde |
Biologia Biomedicina Educação Física Enfermagem Farmácia Fisioterapia Nutrição Psicologia |
SAÚDE PÚBLICA EM AÇÃO E EXTENSÃO |
Realizar ações de educação sanitária interdisciplinar e aplicar medidas preventivas em comunidades e escolas de Campo Grande e interior, aplicando o conceito de Saúde Única, após diagnóstico de problemáticas em Saúde Pública pela equipe disciplinar. |
Medicina Veterinária
Zootecnia
Pedagogia Fisioterapia
|
LABORATÓRIO DE EXTENSÃO AGÊNCIA EXPERIMENTAL MAIS COMUNICAÇÃO |
Desenvolver atividades integradas na área de comunicação, articulando ensino, pesquisa, extensão e pastoral, a partir da prática da atividade publicitária desenvolvida no laboratório. |
Ciências Contábeis Design Jornalismo Publicidade e Propaganda |
LABORATÓRIO DE EXTENSÃO JORNALISMO LABORATORIAL EM FOCO |
O projeto de extensão “Jornalismo Laboratorial Em Foco promove a produção de conteúdo jornalístico impresso, sonoro, audiovisual e digital. |
Jornalismo |
LABORATÓRIO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
O Laboratório Vivências em Ciências Agrárias tem o objetivo de preparar os acadêmicos para atividades agrícolas e produção animal, em campo e também em laboratórios, além de atuar junto a populações que estejam em situação de vulnerabilidade. |
Agronomia Letras Zootecnia Medicina Veterinária
|
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)