16/07/2024 - 7:10 - Cultura
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura
Trocano é um dos instrumentos musicais dos povos originários, disponível no acervo do Museu das Culturas de Dom Bosco, que é uma excelente opção para levar os filhos nas férias escolares pagando apenas meia-entrada (R$ 10,00) em julho. Crianças menores de 8 anos, acompanhadas pelo responsável, entram gratuitamente.
“Além de servir como um instrumento musical, o tambor trocano feito pelos povos originários da Amazônia, a partir de uma tora única de árvore, tinha dupla função. Ele também servia como instrumento de comunicação, pois dependendo do toque tinha um sentido, e como eles ocupavam diferentes margens do rio [Rio Negro e Alpes], as pessoas poderiam saber se havia gente subindo ou descendo o rio. Era como se fosse um ‘Whatsapp’ de antigamente”, destaca o diretor do Museu das Culturas Dom Bosco da UCDB, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen.
Os visitantes podem, ainda, encontrar flauta de osso de onça, maracá globular Tukano, flauta pã, chocalho de cabaças e muitas outras curiosidades enriquecedoras. Localizado no Parque das Nações Indígenas, nos altos da Avenida Afonso Pena, o atendimento ao público ocorre de terça a sábado, sendo que de terça a sexta, vai das 8h às 16h30, e aos sábados, das 14h às 17h30.
O Museu tem mais de 70 anos de história e é uma diversão garantida para pais e filhos. Já são mais de 500 mil visitantes que conheceram o rico acervo de etnologia e ciências naturais — entomologia (insetos), malacologia (conchas) e zoologia (peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos) e, ainda, coleções de fósseis e de minerais. Entre os visitantes ilustres do Museu está o Papa João Paulo II, em 1991, no aniversário de 40 anos do local. Para agendamentos ou mais informações, ligue: (67) 3312-3902.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)
Prova é on-line e gratuita