UCDB expõe coletânea reunida por Pe. Afonso de Castro sobre Manoel de Barros

09/11/2021 - 13:57 - Cultura

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

 

No dia 13 de novembro de 2014, Mato Grosso do Sul e o Brasil perderam o maior de seus poetas contemporâneos, Manoel de Barros. Sete anos após sua passagem, o poeta das miudezas ganha uma exposição inédita com reportagens e entrevistas reunidas por décadas pelo amigo pessoal e estudioso da obra, Pe. Dr. Afonso de Castro. A abertura da mostra “Manoel de Barros Vive” será na próxima sexta-feira (12), às 9h, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

O salesiano, ao longo de muitos anos, guardou recortes de jornais e revistas que tratavam da obra do poeta e parte desse material estará exposta no saguão do bloco Administrativo do campus Tamandaré até dia 19 de novembro.

A exposição teve a curadoria do professor Roberto Figueiredo, da Área de Cultura e Arte da UCDB, ligada à Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários. “A genialidade de Manoel de Barros foi reconhecida enquanto ele ainda estava vivo — uma raridade na cultura brasileira. Isso pode ser percebido na quantidade de reportagens em todos os grandes veículos impressos do Brasil (jornais e revistas). Manoel de Barros também é um autor muito estudado nas universidades e na mostra traremos alguns trabalhos de conclusão de curso e dissertações baseadas em sua obra”, destacou o docente.

Pe. Afonso de Castro é autor do livro “A poética de Manoel de Barros” e dedicou grande parte de sua vida acadêmica a estudar o poeta. Isso o levou a acumular livros, registros, cartas pessoais, entre outros materiais que serão expostos na UCDB.

 

Notícias


25/11/2025 - 01:38 - Cultura

Comédia O Trato representada pelo grupo Senta que o Leão é Manso estreia no próximo sábado

Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande


25/11/2025 - 11:55 - Mestrados e Doutorados

UCDB prorroga inscrições para o processo seletivo 2026A de mestrados e doutorados

Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas


04/11/2025 - 11:02 - Esporte

Programa de Bolsa do Governo Estadual beneficia nove atletas da UCDB

Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô