17/11/2025 - 16:45 - Cultura
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura
O grupo teatral Senta que o Leão é Manso, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), estreia na próxima sexta-feira (21), às 19 horas, na Estação Cultural Teatro do Mundo, em Campo Grande, o espetáculo “O Rei da Vela”. A obra, escrita por Oswald de Andrade em 1933 e publicada em 1937, ganhou sua primeira montagem em 1967 pelas mãos do Teatro Oficina, sob direção de Zé Celso Martinez Corrêa.
“O Rei da Vela é uma das obras mais emblemáticas do modernismo brasileiro. A peça satiriza a exploração econômica, a política e as relações de poder no Brasil, com foco no universo do capitalismo selvagem e na construção irônica do chamado herói nacional. A narrativa acompanha Abelardo, um homem ambicioso que acaba consumido pelo próprio desejo de poder”, destaca o coordenador da área de Cultura e Arte da UCDB, professor Marcelo Piccolli.
Ele reforça que a atualidade da obra permanece impressionante ao abordar temas como ganância, desigualdade social e alienação diante das estruturas de poder que ainda persistem. “A peça desafia a sociedade contemporânea a refletir sobre os mecanismos que perpetuam a exploração e a marginalização, constituindo-se como um retrato atemporal das relações de dominação. Com sua crítica mordaz e personagens deliberadamente caricatos, O Rei da Vela segue sendo um convite a pensar o Brasil de ontem e de hoje”, completa.
A montagem conta com grande elenco, direção e adaptação de Marcelo Piccolli, trilha sonora de Lucas Viçosa e Maria Marinho, e iluminação de Gabriel Bonessoni. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
Serviço
Espetáculo: O Rei da Vela
Local: Estação Cultural Teatro do Mundo
Endereço: R. Barão de Melgaço, 177 - Centro
Datas: 21, 22 e 23 de novembro
Horário: 19h
Ingressos whatsapp: (67) 99696-9774
Valor: 20,00 inteira e 10,00 meia entrada
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô