22/07/2020 - 11:00 - Cultura
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura
O Museu das Cultura de Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está produzindo uma série de vídeos nas redes sociais(Facebook e YouTube) mostrando um pouco do acervo que tem apresentado ao longo dos 69 anos de existência. O trabalho é realizado pela equipe do Laboratório de Comunicação (Labcom) da UCDB.
“Ainda estamos fechados para atendimento ao público devido a pandemia da Covid-19. Para minimizar esse isolamento social estamos produzindo uma série de vídeos retratando um pouco da história do Museu das Culturas Dom Bosco, dos personagens e do rico acervo”, destacou o coordenador do Museu, Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen.
E neste primeiro episódio, o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, conta como o museu surgiu. “A ideia do museu remonta ao ano de 1948, quando o Pe. Félix Zavattaro teve a ideia de materializar e preservar as culturas dos povos indígena com os quais os salesianos trabalhavam. Então, no dia 27 de outubro de 1951, lá no Colégio Dom Bosco, ele inaugurou o Museu Regional Dom Bosco. Grande parte da população de Campo Grande o conheceu quando funcionava em frente à Praça do Rádio Clube. Após um convênio com o Governo do Estado, em 24 de agosto de 2009, o museu foi inaugurado oficialmente no Parque das Nações Indígenas. É um acervo maravilhoso, incalculável, de um valor que realmente a gente não faz ideia”, conta Pe. José Marinoni.
No Museu das Culturas Dom Bosco é possível conhecer zunidores da etnia Bororo, totens utilizados no ritual Kuarup, cerâmicas e milhares de outras peças de diversas etnias indígenas do Centro-Oeste e da Amazônia. O acervo de minerais, fósseis e animais taxidermizados (empalhados) da fauna brasileira, em especial do Cerrado, como onça-parda, tamanduá-bandeira, lobo-guará, jacaré, jiboia, pirarucu e casal de emas são outros atrativos do local.
O Museu das Culturas Dom Bosco está localizado na Avenida Afonso Pena, 7000, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Mais informações no site www.mcdb.org.br.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube