26/09/2023 - 8:07 - Cultura
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura
‘O Burguês Fidalgo’ é título da peça do grupo teatral Senta que o Leão é Manso, da Universidade Católica Dom Bosco, que estreia amanhã (27), às 20 horas, no teatro Glauce Rocha, localizado no campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O texto de Molière, conta com adaptação de Marcelo Piccolli, produção de Arno Neves, Michel Bacargi e Pedro Martins e a direção de Roberto Figueiredo. A entrada é gratuita!
O texto da peça reflete muito sobre a França de 1670, girando em torno do senhor Jordain, um burguês que através do trabalho e do comércio do pai dele adquiriu muito dinheiro. O poder aquisitivo fez com que ele alçasse a outros campos sociais, buscando maior acesso aos bens de consumo e conhecimento, mas sua ganância e ambição o fez ignorar a real compreensão de mundo.
As críticas do autor aos burgueses de seu tempo continuam servindo como advertência para os tempos atuais. “Embora o texto seja construído para o século XVII ele consegue ser bastante atual, pois mostra claramente a ânsia dos novos ricos de parecerem e se igualarem com os ricos tradicionais, não nas possíveis qualidades, mas sim nos seus defeitos, como a ganância, preconceito e prepotência”, destaca o professor Roberto Figueiredo, que além de dirigir a peça também é responsável pela área de Cultura e Arte, vinculada a Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários da Católica.
A história será encenada por 17 atores do grupo, que é composto por acadêmicos e ex-acadêmicos da UCDB. Neste ano o Grupo Senta Que o Leão é Manso completa 41 anos, sempre trazendo clássicos da dramaturgia nacional ou internacional para os palcos de Campo Grande.
Serviço:
Peça: O Burguês Fidalgo
Data: 27/09/2023
Horário: 20 horas
Local: teatro Glauce Rocha
Endereço: no campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Entrada gratuita
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)
Entrada será gratuita, com início às 19h30