21/09/2022 - 10:00 - Cultura
Fonte: Assessoria de Imprensa
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura
A mais longeva companhia de teatro de Mato Grosso do Sul está em festa: neste ano, comemoram-se 40 anos do Senta que o Leão é Manso — grupo cultural da Universidade Católica Dom Bosco. Nessas quatro décadas, quase 700 acadêmicos já tiveram a vida tocada pela arte, pela cidadania, pelo desenvolvimento pessoal e pela amizade. Para marcar esse aniversário tão especial, no dia 24 de setembro, a partir das 19h30, com entrada franca, a formação atual leva ao palco do Armazém Cultural o clássico Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, com adaptação de Marcelo Picolli e direção de Roberto Figueiredo.
Formado exclusivamente por acadêmicos da UCDB, o grupo está ligado à Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários. Coordenador do grupo, professor Roberto Figueiredo falou sobre a nova peça: “Trata-se de uma comédia clássica que traz momentos divertidos pois inserimos momentos históricos do grupo sem deixar de lado o texto original. Muitos que forem ver a peça sentirão presentes no palco, nas falas dos atores e nos gestos. O cenário já leva a uma importância da leitura, a riqueza dos livros e a alegria da fantasia dos personagens que desde o início complicam a vida que poderia ser tão bela e simples. Mas calma, não é uma tragédia e sim uma comédia. Sendo assim o riso estará sempre presente”, garantiu.
Livro
No mesmo dia será o lançamento do livro “Senta que o Leão é Manso da UCDB 40 Anos – O melhor do grupo é o grupo”, que traz depoimentos escritos pelos integrantes e fotos históricas. “São relatos emocionantes de cada um que conseguimos encontrar, fotos divertidas e marcantes, e principalmente as reuniões, as oficinas, os ensaios, as festas enfim são 40 anos de muita vivência artística que estão nestas páginas”, explicou o diretor.
O grupo teve início no Colégio Dom Bosco e na Escola Municipal Bernardo Franco Baís, criado por Roberto Figueiredo, Maria Cristina Aquino e Lígia Velasques, em 1982. No ano seguinte, passou a fazer da então Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt), hoje UCDB. Vários momentos especiais marcaram a história, como por exemplo, em 2001, quando a peça A Lição foi premiada como melhor espetáculo do Festival de Teatro de Mato Grosso do Sul, melhor diretor, melhor ator e melhor ator coadjuvante. Como prêmio, o grupo foi convidado a representar MS no Festival de Teatro do Zicosur, em Antofagasta (Chile), em 2002.
“Não é uma formação profissional e, a cada ano, abrimos vagas para novos integrantes, que ainda não têm experiência no meio teatral. Esse desenvolvimento se dá todo no grupo, e é nítida a transformação, a desenvoltura, o amadurecimento desses jovens. Muitos elementos do teatro eles carregarão pela vida inteira, inclusive no campo profissional”, afirmou Figueiredo.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube