Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura
Aconteceu na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na última quinta-feira (30), a reunião com os futuros expositores e expositoras da 19ª FeirArtes, que acontecerá do dia 19 a 22 de maio, das 8h às 21h30, sob coordenação da professora Me. Joana Maria Matos Machado.
A FeirArtes, que já ocorre desde 2003, busca oportunizar reflexões sobre a organização dos artesãos, contribuir para minimizar as dificuldades socioeconômicas dos expositores e família, possibilitar a implementação da interdisciplinaridade, possibilitar a ampliação do conhecimento dos artesãos sobre design e gestão de negócios, entre outros objetivos.
A reunião tratou de temas relacionados ao preços dos produtos e serviu como momento para decidir a respeito de uma oficina que ocorrerá no dia 18, para orientar os artesãos a refletir sobre os preços dos produtos que pretendem expor. Foi sugerido o uso de planilhas para colocar um preço justo para o artesão e para o consumidor.
“O tempo gasto para a confecção do produto é deixado de lado. Ainda há a preocupação do artesão com relação à surpresa do cliente sobre o preço. O cliente, assim, pode vir a desprezar o tempo gasto na confecção do produto. No meu ponto de vista, é importante calcular o valor do produto incluindo o tempo gasto na manufatura”, comentou a artesã Edinalva Gonçalves dos Reis, que faz arte em panos de prato.
A professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Católica, Me. Maísa Helena Pimenta, citou a importância de oferecer uma oficina para os artesãos: “A ideia é contribuir com o grupo e com o que eles precisam para melhorar suas vendas e montar melhor seus horários. Eles precisam saber a respeito dos preços, dos produtos e do gerenciamento, e tanto o curso de Administração quanto o de Ciências Contábeis podem contribuir com os acadêmicos utilizando a experiência que eles têm. É importante unir a prática acadêmica à colaboração com a comunidade”.
Já a docente do curso de Serviço Social e coordenadora do FeirArtes, Me. Joana Maria Matos de Machado falou sobre o compromisso social que se têm com a comunidade no projeto. “A Universidade tem o compromisso social, e é interessante que ela possibilite que o conhecimento daqui atinja também a comunidade. É importante ajudar eles para que melhorem suas rendas, e que tenham novos espaços para expor. A feira vem crescendo muito. Já passaram mais de 120 expositores, e a cada nova feira são agregadas novas pessoas que precisam de espaço, de apoio”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3649 ou pelo e-mail jmmatos@ucdb.br.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube