02/12/2025 - 8:21 - Cultura
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura
As companhias de dança e teatro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) sobem ao palco na próxima quinta-feira (4), às 19h, no Teatro Aracy Balabanian, para uma noite especial de homenagens ao professor Roberto Figueiredo, que nos deixou há quase um ano.
Com entrada gratuita, os espetáculos “Retratos” (dança) e “Ato de Sobrevivência” (teatro), ambos dirigidos por ele, celebram o legado artístico e humano deixado pelo mestre, que marcou gerações com sua sensibilidade e compromisso com a cultura. As apresentações integram a área de Cultura e Arte, ligada à Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB.
“São duas peças que ele participou da produção, que ele participou da montagem, que foram peças que estrearam ano passado antes do falecimento dele, que ele esteve presente, que ele participou diretamente de tudo. As duas têm a mão do Beto, tem a visão do Beto. Então, tem um pouco do Beto que vai estar em cena para as pessoas e também é um momento de lembrar o legado de Roberto Figueiredo, lembrar a importância dele para a UCDB”, destacou o coordenador de Cultura e arte da UCDB, Marcelo Piccolli.
Ele reforçou ainda que é um momento de lembrança. “Para poder manter sempre viva a memória de Beto Figueiredo, do que ele representa para a cultura sul-mato-grossense, do que ele representa para a UCDB e o que ele representa para o grupo Senta que o Leão é Manso, que era a paixão da vida dele”, completa.
A Companhia Ararazul vai reapresenta o espetáculo de dança Retratos, inspirado no poema “Retratos de Família”, de Carlos Drummond de Andrade. No palco, os 12 bailarinos traduzem em movimento a poesia drummondiana, em cerca de 40 minutos de sentimentos, memórias e delicadezas, com a coreografia e direção de cena da professora, Jéssica Bellincanta.
Em seguida, o grupo teatral Senta que o Leão é Manso reapresenta Ato de Sobrevivência, uma releitura do texto encenado originalmente em 1978, período marcado por intensa repressão no Brasil. A obra acompanha cinco personagens reunidos em um espaço indefinido, onde debatem a essência da sobrevivência em uma sociedade opressora. O diálogo, que começa ancorado no contexto histórico brasileiro, se expande para questões universais, guerras, fome, violência e alienação, convidando o público a refletir sobre a condição humana.
Mais que uma noite de arte, as apresentações prometem ser um encontro de memória, afeto e resistência, celebrando o legado de Beto Figueiredo e iluminando, mais uma vez, o palco que ele tanto fez brilhar.
Serviço:
Retratos e Ato de Sobrevivência
Horário: 19h
Local: Teatro Aracy Balabanian
Endereço: Rua 26 de Agosto, 453 - Centro, Campo Grande–MS
Entrada gratuita
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô