25/11/2024 - 8:00 - Cultura
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura
O grupo teatral Senta que o Leão é Manso da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) faz apresentação de estreia da peça ‘Ato de Sobrevivência’ na próxima sexta-feira (29), às 19h30, na Casa da Cultura, localizada na Avenida Afonso Pena, 2270, no Centro de Campo Grande. A entrada é gratuita e também haverá sessão extra no sábado (30).
A releitura do texto, escrito e encenado em 1978, durante um período de intensa repressão no Brasil, acompanha cinco personagens que se reúnem em um espaço indefinido para discutir a essência da sobrevivência sob uma sociedade opressora. À medida que o diálogo avança, suas conversas transcendem as fronteiras brasileiras, explorando dilemas globais como guerras, fome, violência e alienação.
“Com linguagem poética e toques de absurdo, a produção reflete a resistência cultural e a busca por liberdade em um mundo cada vez mais hostil”, destaco o coordenador do grupo, Roberto Figueiredo. Influenciada pela contracultura da Tropicália e pelo movimento hippie brasileiro, ‘Ato de Sobrevivência’ desafia o público a questionar o que significa viver verdadeiramente em tempos de opressão. As personagens, cada uma com sua perspectiva única, tecem um mosaico de esperanças e desilusões, revelando a resiliência humana em meio ao caos.
A encenação conta com os atores Marcelo Picolli, Ana Falcão, Matheus Viegas, Mateus Petuco e Tayná Borges, música e sonoplastia a cargo de Caio Donato e Flávio Rondon, em um texto adaptado e dirigido por Roberto Figueiredo. “Parcialmente censurada pela Ditadura, que em 2024 completa 60 anos do golpe militar de 1964, a obra continua a ressoar como um manifesto contra a tirania e a favor da liberdade de expressão e do pensamento crítico”, completa o professor.
Ele destaca ainda que o texto original, com o carimbo da censura da época, estará disponível no local. A obra foi a segunda peça apresentada pelo grupo Senta que o Leão é Manso em seus 42 anos de existência. A classificação indicativa é 14 anos.
Neste ano, o grupo da Católica já apresentou outras três peças: ‘A Paixão de Cristo’ (março/2024), ‘William e Olavo’ (junho/2024) e “A Revolução das Mulheres’ (setembro/2024).
Serviço:
“Ato de Sobrevivência“
Data: 29 e 30/11
Horário: 19h30
Local: Casa da Cultura
Endereço: Avenida Afonso Pena, 2270, Centro, Campo Grande
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube