Documentário traz o olhar da população sobre a instalação de Mato Grosso do Sul

12/12/2024 - 8:00 - Cultura

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

 

Alguns acontecimentos marcam a nossa vida, a da cidade, a do mundo. Algumas datas ficam registradas na sociedade e as pessoas se dão conta de que estão testemunhando um momento histórico, seja na vida política, esportiva ou cultural. É comum as pessoas se perguntarem: onde você estava quando as Torres Gêmeas caíram? Quantos anos você tinha quando o Brasil comemorou o tetracampeonato de futebol? Como era sua vida quando a pandemia começou?

Desde jovem, na década de 1980, o historiador Roberto Figueiredo tinha uma curiosidade: saber como era a vida, o que ansiavam e como receberam a notícia os moradores do interior do então Mato Grosso Uno sobre a divisão de seu Estado e a criação de Mato Grosso do Sul. Afinal, havia mesmo o desejo de desligar-se de Cuiabá? Foi um momento de festa ou de decepção? “Eu, por exemplo, morava em Três Lagoas e fazia faculdade quando o MS foi criado e isso pra mim estava muito distante. Realmente fomos pegos de surpresa, principalmente nós, do interior. Lá em Três Lagoas, não sabíamos de nada disso, do movimento separatista ou da lei assinada em 1977. Então, chega em 1979 e a instalação do Estado nos surpreende muito mais. Isso sempre ficou na minha cabeça: de onde saíra a ideia que se concretizava naquele momento?”, explicou o diretor.

Professor universitário há 42 anos, Figueiredo resgatou a ideia há dois anos e iniciou as gravações do documentário em março de 2024, feitas pelo Laboratório de Comunicação (Labcom) da Universidade Católica Dom Bosco. Por meio de depoimentos de cidadãos (hoje) sul-mato-grossenses, o diretor buscou saber o sentimento da população e suas impressões sobre o momento histórico.

“Não quis falar com políticos. O meu foco foi ouvir artistas, jornalistas, comerciantes, historiadores... no total foram dez entrevistas que acabaram rendendo um documentário histórico, que pode contribuir muito para o entendimento de quem somos e qual a nossa identidade. O documentário tem o olhar particular de cada um deles, mas reflete o sentimento do cidadão comum, que não acompanhou as articulações políticas, mas hoje vivencia o resultado das decisões que outras pessoas tomaram”, refletiu.

E justamente buscando o alcance maior de pessoas, o diretor buscou apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), para que, em 2025, o material seja disponibilizado para a população. “O documentário é uma obra de grande relevância, pois resgata a memória e as emoções da nossa população sobre um marco histórico. Esse tipo de produção contribui para fortalecer nossa identidade cultural e será um importante recurso para escolas e eventos, promovendo reflexões sobre a história e a formação de Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário Marcelo Miranda.

Os convidados para contar a visão sobre a criação de Mato Grosso do Sul foram Lenilde Ramos, Américo Calheiros, Marília Leite, Yara Penteado, Humberto Espíndola, Jonir Figueiredo, Gelásio Roque, Marisa Machado, Fausto Brites e Douglas Alves Silva.

 

Pré-estreia para imprensa e convidados do documentário “Onde você estava?”
Dia:
18/12/2024
Horário: 15h
Local: Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS/MS)