Professor americano ministra palestra para acadêmicos das áreas de Psicologia e Educação

23/04/2019 - 9:00 - Cooperação Internacional

Fonte: Natalie Malulei

David K. Robinson ministrou palestra no anfiteatro do bloco B do campus Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cooperação Internacional

Na noite desta segunda-feira (22), acadêmicos das áreas de Psicologia e Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de uma palestra ministrada por David K. Robinson, professor emérito da Universidade Estadual de Truman, nos Estados Unidos, e presidente da Sociedade Internacional para a História das Ciências Comportamentais e Sociais (Cheiron).

Com o tema “Vygotsky: Psicologia e Educação”, o historiador trouxe para os discentes a trajetória do psicólogo bielorrusso Lev Semyonovich Vygotsky e as contribuições que ele trouxe para a área. Falecido em 1934, aos 37 anos, vítima de tuberculose, o autor deixou uma obra complexa que, mesmo após 70 anos desde a morte dele, ainda está em processo de descoberta e é debatida em vários pontos do mundo.

Vygotsky foi um dos primeiros a trazer o ensino como processo social e ressaltar o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças. Por ter tido acesso as obras originais de Lev, escritas em russo, David quis expor para os acadêmicos uma percepção diferente da que pode se obter ao ler os textos traduzidos.

“Toda a minha fala é uma aproximação histórica. Falo um pouco sobre as ideias do Vygotsky e eu quero tentar apresentar para os participantes que estão aprendendo a respeito da história da psicologia, a história da receptividade desse trabalho e o quanto ele pode ser interessante. Algumas pessoas pensam que a história não é interessante, mas eu acredito que ela seja bastante interessante. Quando se fala em Vygotsky, o trabalho é impactado de diferentes formas e em diferentes tempos e eu quero dizer um pouco sobre o quão claro isso é quando lido em russo”, pontuou David.

Essa é a segunda vez que o professor americano vem ao Brasil e a primeira que esteve presente na Católica. Um dos docentes da UCDB responsáveis pela organização do evento foi o professor Dr. Rodrigo Lopes Miranda que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira da História da Psicologia.

De acordo com Rodrigo, além de promover a troca de conhecimentos a palestra veio para reforçar o processo de internacionalização da Universidade. “Percebemos que isso é bem claro até mesmo nas áreas de ciências humanas e da educação. No caso de hoje, o professor se ofereceu para vir conhecer a UCDB por saber do grande impacto local que o nosso trabalho produz”, comentou o professor.