O debate fez parte das atividades da disciplina Mídia Digital, ministrada pela professora Inara Silva
11/05/2020 - 02:01 -
Geral
A jornalista Thaiany Silva (formada em 2012 na UCDB) falou durante uma vídeo-chamada com os alunos do sétimo semestre do curso de Jornalismo. Na pauta, foram abordadas quais são as funções de um SEO na profissão de Jornalismo, e também, as mudanças necessárias durante a pandemia de COVID-19.
O debate fez parte das atividades da disciplina Mídia Digital, ministrada pela professora Inara Silva. Sobre a profissão, a convidada contou que a função de SEO (Search Engine Optimization - otimização para mecanismos de busca) é “focada na parte de conteúdo e estruturação técnica do estruturamento de um site ou de um aplicativo, proporcionado ao seu usuário encontre de maneira mais rápida e sem investimento em link patrocinado”. O trabalho de Thaiany está relacionado com a otimização de dados e informações para que o público tenha uma compreensão maior do que procura.
Desafios
Thaiany Silva citou também que um dos desafios que a profissão teve é “em como entender o comportamento do usuário dentre o período de Covid-19, o que mais foi buscado”, isso levou a mudanças e adaptações que o setor de consumo teve que fazer, dando exemplo de lojas de roupas. “Muitos tiveram que suspender o funcionamento por razões financeiras, e outros, tiveram que manter de maneira muito massiva, em outros escopos de anúncio, como uma empresa conhecida de biquíni que teve que transformar completamente seu meio de produção, e estão focados na produção de máscaras, pois é o que está em alta no mercado atualmente”.
Comportamento do Consumidor
Ela conta que o que mais está sofrendo é com uma ruptura no comportamento não só entre as pessoas, mas como entre as marcas. A jornalista explicou que “as marcas, principalmente no digital, são reféns do comportamento do usuário”.
A jornalista tem atuação especializada em link patrocinado e deu dicas a respeito de busca de dados para jornalistas, em relação a área da saúde, por exemplo. Uma ferramenta citada foi a Google Trends, “se buscarem na ferramenta as palavras chaves: máscaras de proteção e álcool em gel e comparar com o ano de 2019, houve um aumento de buscas absurdo”. Ela conta que para quem trabalha com marketing digital e precisa estar sempre informado a respeito das tendências do momento a plataforma é essencial para entender em como está funcionando o comportamento das pessoas e usuários e o que eles pesquisam.
Após ser questionada por um acadêmico sobre as marcas se posicionarem e divulgarem o que tem feito durante a pandemia ou até mesmo em outros temas, a jornalista afirma que “é um caminho inevitável, pois hoje, o grande público cobra o posicionamento dessas empresas”. “É inevitável a cobrança que o grande público faz, pois eles querem ver o exemplo, e isso é uma atitude que acontece não só envolvendo a pandemia, mas como em questões de gênero, raciais e até mesmo a questão do feminismo”.
Mateus dos Santos Mundim - Acadêmico do primeiro semestre de Jornalismo da UCDB.