A palestra faz parte da matéria de Telejornalismo, ministrada pelo professor Oswaldo Ribeiro
28/05/2020 - 02:40 -
Geral
O jornalista comenta em palestra online que “o Jornalismo, quando feito de maneira certa e apurada, ele apresenta notícias aos telespectadores das informações cotidianas que outros meios acabam não percebendo.
O professor Doutor Marcelo Cancio começou sua palestra contando a história de seu livro “Telejornalismo Descoberto”, que segundo ele, é “resultado da pesquisa do mestrado em Ciências da Comunicação feito na USP”. Sua pesquisa foi voltada nos telejornais aqui do estado de Mato Grosso do Sul, “eu queria mostrar como as notícias apresentadas pelos telespectadores surgiam e de que forma eram estabelecidas pelo telejornalismo”.
O doutor também falou da importância que o jornalismo está tendo em relação à pandemia de COVID-19, segundo ele, “o jornalismo teve uma evidência muito grande, pois são milhões de pessoas, tanto no Brasil, quanto no mundo que acompanham informações sobre a crise, através dos telejornais e outros programas informativos”.
Marcelo Cancio orientou os alunos no quesito de descobrimento de notícias, “a notícia apresentada ao telespectador, quando ele assiste, aquela notícia teve uma origem em algum momento”. Ainda dando orientações a alunos, o Jornalista também fala sobre os momentos que um ocorrido vira notícia, “pode ser através da pauta, ou da redação que recebeu uma ligação de um telespectador, de um release, de uma assessoria, pode ser até pela internet”.
Cancio fala que um jornalista pode encontrar informações através da observação atenta do dia a dia, “seja na rua, seja em casa, seja no trabalho, numa consulta, aonde ele estiver, com um olhar diferente”. Ele também fala que o jornalista observa a vida com um óculos diferente, pois ele está sempre atento e percebendo se alguma coisa pode virar uma notícia. O palestrante exemplificou as inúmeras formas de fontes que m bom jornalista deve ter, sempre atento que o seu entrevistado pode estar ou não omitindo ou mentindo alguma informação.
Para Marcelo Cancio “a universidade é um ambiente bastante propiciador para o aluno, pois ela antecipa vivências que eles provavelmente vão ter na carreira”. E também aconselha os alunos do sétimo semestre de Jornalismo seguir a profissão “com vontade e força”, dando como exemplo sua carreira como professor universitário e produtor de telejornalismo.
O professor Oswaldo Ribeiro, que mediava a palestra, disse que, “ter conversas com profissionais experientes e professores pesquisadores contribuem com a formação dos futuros jornalistas, pois, neste caso, sobre telejornalismo, eles acompanham e se aproximam do histórico desta área, das relações com a notícia e as fontes dela, as necessidades do jornalista que trabalha em televisão (técnicas, exposição, dilemas, desafios, etc.) bem como se atualizam com relação às pesquisas e reflexões sobre o nosso campo de conhecimento”.
Matéria: Acadêmico Mateus Mundim