Décima edição do 72 horas de Jornalismo acontece de forma remota e com convidados renomados

Durante três dias o evento será realizado por meio das redes sociais do curso e também, nos dias 6,7 e 8 de outubro.
05/10/2020 - 03:20 - Geral

O 72 horas é um evento feito pelo curso de Jornalismo da UCDB no qual acadêmicos de todos os semestres têm a oportunidade de conhecer as redações, programas, rádios e tudo que envolve o a produção de jornalismo aqui na Capital. Durante três dias, os estudantes participam de oficinas simultâneas de observação nos veículos de comunicação de Campo Grande, produzem e editam reportagens em diversos formatos, e debatem o ofício com profissionais das principais emissoras e empresas de comunicação do Estado.

Em cada dia o evento tem um objetivo: Observar, Fazer e Pensar. Sendo que no primeiro dia, os alunos visitam veículos de comunicação para que possam ter contato com a realidade do jornalismo diário e também das assessorias de imprensa e observar a forma de trabalho na área. No segundo os alunos se dispõe a fazer, sempre com a orientação dos professores, produtos de comunicação com base naqueles que visitaram. Já no terceiro dia, os acadêmicos, professores e alguns convidados são postos para pensar e fazer um bate-papo descontraído sobre aquilo que aprenderam nos outros dois dias.

Todos os produtos jornalísticos feitos pelos estudantes durante o evento fazem parte do projeto de extensão: Jornalismo Laboratorial Em Foco – produção de conteúdo jornalístico impresso, sonoro e audiovisual. Por conta disso, o 72 Horas de Jornalismo trabalha a perspectiva da extensão ligada ao ensino, à prática profissional e ao contato com a comunidade.


O 72 horas foi criado em 2011 pelo professor Oswaldo Ribeiro, que na época era o coordenador do Curso de Jornalismo. Ele disse que via a necessidade de “um evento que marcasse, e que a gente pudesse usar toda a nossa estrutura do laboratório da UCDB”. “Onde o primeiro dia são as oficinas de observação realizadas em todas as empresas na área de comunicação, rádio, televisão, impresso, online e assessorias”. “No segundo dia, as oficinas de realização no Labcom (laboratório de comunicação da UCDB), e aí quem observou rádio produz conteúdo sonoro e assim por diante”. “E no terceiro dia, nas últimas 24 horas, os acadêmicos recebem alguns dos nossos parceiros dentro das rádios, televisão, sites ou assessorias para conversar com nossos alunos sobre o mercado de trabalho, tirar dúvidas e ver e ouvir nosso trabalho no que a gente chamou de oficinas de reflexão”.


A professora e atual coordenadora do curso de Jornalismo, Inara Silva, conta um pouco sobre a ansiedade por parte dos alunos à espera do evento: “O evento é sempre muito esperado pelos acadêmicos, pois promove esta interação entre alunos, professores e profissionais do mercado de trabalho. Num aprendizado no qual todos são beneficiados”. E também conta que, neste ano, por causa da pandemia, o evento ocorrerá de forma remota não só para os alunos do curso, mas também para qualquer um que queira assistir: “devemos preservar o distanciamento social, então encontramos uma alternativa, que foi fazer uma roda de conversa com profissionais renomados e promover a reflexão sobre temas relevantes para o jornalismo”. O evento, que como de práxis dura três dias, neste ano será entre os dias 6 e 8 de outubro e terá a participação de grandes nomes do Jornalismo:

Na terça-feira (06), às 9:20, ocorrerá uma palestra do Jornalista e colunista da UOL, Rubens Valente. O jornalista, que contará sobre os desafios da Reportagem Investigativa, é repórter desde 1989 e autor de “ Os Fuzis e as Flechas” e “Operação Banqueiro”. Trabalhou na Agência Folha, onde recebeu 17 prêmios nacionais e internacionais.

No segundo dia, quarta-feira (07), também as 9:20, será a vez da Jornalista Alana Rizzo contar suas experiências dentro da profissão na época das “fake news”. A jornalista e consultora especializada em comunicação e política, também é cofundadora do Redes Cordiais e colunista no El País. 

Na quinta-feira (8), ainda 9:20, a Doutora em Ciência da Comunicação e Jornalista Fábia Dejavite encerrará o evento falando sobre o Jornalismo de Infotenimento. A autora do livro “INFOtenimento – informação e entretenimento no jornalismo” também falarão sobre as notícias “light” (leves).